Em um mundo corrido, ter tempo para conversar, ouvir alguém e ser ouvido, parece um privilégio. E esse, muitas vezes, é o papel dos psicólogos. Neste dia 27 de agosto, dia do profissional de psicologia, separamos algumas dicas para você entender o que é e como trabalham estes especialistas.
A psicologia estuda o comportamento humano através da observação e o contato direto com o paciente, analisando suas emoções, ideias e valores. E é por meio dessa interação que muitas doenças mentais, emocionais e de personalidade são diagnosticadas.
Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro este trabalho é essencial para o desenvolvimento do tratamento. A instituição conta com dois profissionais, Josiane Callegari Freitas e João Bosco Ferri, que atendem diariamente, a demanda de pacientes.
Eles são responsáveis por conversar com os familiares e pacientes de acordo com suas necessidades. Esses atendimentos são alternados e realizados diariamente nas seções e no setor de hemodiálise.
“Em primeiro lugar devo dizer que nós psicólogos sempre estamos dispostos a escutar. Para que o outro procure entender-se um pouco melhor. O papel do psicólogo é aquele que pergunta para ouvir a resposta, e através da resposta que a pessoa da a si mesmo é que o indivíduo se propõe a melhorar” afirma João Bosco.
Ainda de acordo com o psicólogo, eles proporcionam uma boa escuta, para que o outro na adversidade de suas dores e seus sentimentos possam expressá-los e ao mesmo tempo reorganizar dentro de si aquilo de mais doloroso, o que mais angustia e possa ser resolvido.
“As pessoas diante de suas dores, normalmente querem falar, e nosso papel é ouvir. O que é mais significante para eles no momento não é o que falamos, e sim, se os escutamos”, conclui João Bosco.