Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Residência Médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu pela primeira vez autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017). Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.

Programa de Cirurgia Geral

A Cirurgia Geral é uma especialidade da Medicina voltada para cirurgias. A residência médica nessa área capacita o profissional de modo a realizar o tratamento que é necessário através de intervenções cirúrgicas.

O Cirurgião é habilitado e treinado para realizar procedimentos cirúrgicos mais comuns, cirurgias eletivas e de emergência e outros procedimentos cirúrgicos menores. Servindo de pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas. 

O período total da residência em cirurgia geral é de três anos.

Conheça nossos Preceptores

Clínica Médica

A Clínica Médica é uma das áreas de base da Medicina, pois é responsável pela atenção primária, ou seja, o primeiro atendimento.

O clínico avalia e trata as doenças mais simples e caso seja necessário, encaminha o paciente para o especialista adequado.

A residência em clínica médica dura dois anos e também serve como pré-requisitos para outras especialidades médicas.

Conheça nossos Preceptores

Medicina Intensiva

A Medicina intensiva é a especialidade médica que se destina ao cuidado dos pacientes em situação crítica.

É uma área com vasta abrangência, pois engloba atendimento a patologias cirúrgicas e clínicas, em pacientes com alta dependência de cuidados, garantindo atendimento de qualidade para o doente grave ou potencialmente grave.

A residência de medicina intensiva dura três anos, sendo o primeiro ano dedicado à clínica médica básica e atendimento de urgência/emergência e, ao final, proporciona a formação de médicos com capacidade técnica para administrar unidades de terapia intensiva, desde a gestão até os cuidados intensivos.

Conheça nossos Preceptores

Processo Seletivo