Uma voz de agradecimento no Dia Nacional do Doador de Sangue

Em 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma jornada para criar consciência sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor.

Na Santa Casa sao inúmeros os depoimentos de pacientes que relatam a sensibilidade em doar depois que precisaram ou tiveram um parente ou amigo necessitando receber uma doaçao de sangue.

Nesse contexto, o Dia Nacional do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar uma vez mais por que é essencial que a doaçao seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisao de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover:

• A motivaçao para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários nao remunerados.

• O aumento do número de doadores através de campanhas de conscientizaçao e motivaçao.

• Estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue.

• Enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.

No Banco de Sangue da Santa Casa o movimento na data é intenso, visto que o dia é preparado com muito carinho por toda a equipe do Banco de Sangue, em homenagem os fieis doadores, os que têm experimentado o prazer de “oferecer vida” conhecendo o sentimento de satisfaçao que o ato de doar produz.