Treinamento para profissionais do serviço de hemodiálise

O serviço de hemodiálise da Santa Casa Cachoeiro atende 130 pacientes em programa dialítico, provenientes de 26 municípios do sul do Estado que sao dividido em três turnos de segunda á sábado.

No último dia 05/07, a coordenaçao de enfermagem da hemodiálise, comandada pela Enfermeira Vera Brites, juntamente com o Núcleo de Educaçao Permanente (NEP) e enfermeiros da nefrologia, realizaram treinamento específico para o manuseio de 20 máquinas que foram adquiridas pelo hospital em parceria com o Governo do Estado e Ministério da Saúde.

O treinamento teve como foco um estudo aprofundado para melhorar o uso de todas as ferramentas que as máquinas de proporçao oferecem.

Saiba Mais

A primeira máquina de hemodiálise modelo Kolf. Brighan, chegou ao Brasil em 1956 para o hospital dos servidores do Estado do Rio de Janeiro. A aplicaçao clínica da hemodiálise teve início há mais de meio século. No seu surgimento era indicada apenas para o tratamento da insuficiência renal aguda, com o intuito de manter o paciente vivo o tempo suficiente para a recuperaçao da funçao renal. A hemodiálise como tratamento da uremia cra´nica difundiu-se a partir da década de 60, mudando o curso natural de uma doença até entao inexoravelmente letal.

A popularizaçao da hemodiálise se deve ao avanços de suas máquinas, a fabricaçao de dialisadores e desenvolvimento de técnicas cirúrgicas de confecçao de acessos vasculares permanentes.

Hoje, mais de 1 milhao de pessoas do mundo tem sua vida mantida graças a terapia renal substitutiva, além disso, o tratamento dialítico propicia as condições clínicas necessárias a queles pacientes que aguardam pelo transplante renal.