Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Suicídio, uma preocupaçao mundial

 

O Ministério da Saúde adverte que o Brasil é o 8º país do mundo onde as pessoas cometem suicídio, tema a ser tratado com urgência, pois virou questão de saúde pública. Em comemoração ao Dia do Psicólogo, a Santa Casa Cachoeiro realizou em seu auditório uma palestra com o nefrologista e clínico geral Dr Sérgio Damião e com o  Professor e Mestre em Psicologia Ruy Anderson Santos  sobre Suicídio e Depressão.

 

Na abertura do evento o Psicólogo João Bosco apresentou a temática, explicando que o simples fato de pensar em como seria o processo da morte já é atitude de pensamento suicida, que deve ser trabalhado por equipe especializada.

 

A palestra contou com alunos do curso de psicologia e funcionários do Hospital que aproveitaram para esclarecer suas dúvidas. Dr Sérgio destacou a importância de como informar, educar e prevenir as pessoas que sofrem desse mal. Para ele, são vários fatores que levam ao suicídio, aspectos como experiências dolorosas, desemprego, pobreza, fome são alguns exemplos de como o ser humano pode se submeter diante da situação. Depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia são doenças comprovadas que podem levar a morte, disse o médico.

 

O psicólogo Ruy Anderson ressaltou que a análise social,e a de cada individuo, influenciam na vida da população. A qualidade de vida, o estresse no trabalho, grandes perdas, vazio existencial, desamparo e desesperança são comportamentos comuns que levam a pessoa ao desejo da morte.

 

A prevenção é muito importante, reconhecer os fatores de risco são essenciais na vida das famílias e estabelecer os laços sociais, familiares e religiosos são atitudes primordiais que ajudam a tornar a sua vida com mais saúde e alegria.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval