Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Simpósio gratuito vai discutir transplante de órgaos e tecidos

Será realizado entre os dias 25 a 27 de setembro o I Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e tecidos. Por causa da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento será online. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no link disponível no Instagram da Liga (@ligalatosc)

A iniciativa é uma realização da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Sul Capixaba (Ligalatosc), entidade formada por alunos de Medicina da Multivix, e tem o apoio da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, hospital referência em captação de transplantes no sul do Estado.

O encontro virtual, que terá certificado de 25 horas, contará com a presença de especialistas no assunto e abordará temas como anticorpos, imunossupressão, transplante hepático, multiviceral e cardíaco, além de abordar também a visão do transplantado, da família do doador e também de quem está na fila de espera.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explicou que o evento é importante para profissionais da saúde, mas também para a população em geral, já que é uma oportunidade também para se informar mais sobre o assunto.

"Esse é um tema pouco falado, poucas pessoas ainda tem conhecimento. E nesse encontro também poderá saber mais sobre o processo, como é a conservação do órgão após a captação e tempo de vida, por exemplo", disse.

Durante este mês, o hospital está realizando a Campanha Setembro Verde, exatamente para incentivar a doação de órgãos e tecidos. A fachada do hospital ganhou nova iluminação e uma homenagem será feita às famílias de doadores de órgãos. E no dia 27 a Santa Casa vai divulgar em suas redes sociais um vídeo falando da importância que esse gesto tem e que pode salvar muitas vidas.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Humanização

O I Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e de Tecidos é mais um dos projetos da Liga que visa trazer à tona a discussão sobre a doação e o transplante de órgãos, abrangendo não somente a produção científica, mas também os aspectos humanitários e sociais, que são de extrema importância, principalmente se analisarmos o alto índice de negativa familiar à doação em nosso estado.

“Nesse mesmo sentido, o Setembro Verde, mês dedicado ao tema, engaja ações desse tipo. Durante os três dias de palestras online e totalmente gratuitas, diversos profissionais de renome internacional abordarão temas como Transplante Cardíaco e Imunossupressão, além de um dia dedicado somente à humanização, que contará com a presença de transplantados, doadores e pacientes à espera de um órgão”, explicou o presidente da Latosc, Allan Zucolotto.

O diretor de Marketing da Latosc, Luciano Negrini, destacou a importância do apoio da Santa Casa nesse evento.

“O apoio de uma instituição como a Santa Casa, com reputação consolidada e com ativa participação no processo de doação de órgãos, demonstra a seriedade do evento e das ações desenvolvidas, ressaltando a importância do tema para os profissionais todos os profissionais de saúde e a população de forma geral”.

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho