Setembro Verde: Música e poemas para homenagear doadores de órgaos

Para despertar a solidariedade da população, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizada neste mês a Campanha Setembro Verde, que tem como objetivo incentivar a doação de órgãos. Nesta terça-feira (22), o hospital realizou uma solenidade para homenagear os doadores e familiares.

A ação contou com a presença de funcionários da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), integrantes da diretoria e funcionários da instituição.

A homenagem teve ainda a participação do coral da Santa Casa e poemas para lembrar das pessoas que não estão mais entre nós fisicamente, mas que permanecem vivas na lembranças de parentes, amigos e de quem recebeu o órgão transplantado.

A coordenadora da CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explica que é muito importante a pessoa manifestar o interesse em ser um doador para a família em vida.

"A partir que se comprova a morte encefálica, inicia uma corrida contra o tempo. É um momento de impacto muito forte, mas acolhemos essa família, explicamos a importância desse gesto e muitas vezes a gente consegue resolver a situação da melhor forma possível".

Foi o que aconteceu com a família de uma moradora de Vargem Alta. A mãe faleceu e a filha Karolina Oliveira decidiu autorizar a doação.

"Infelizmente tivemos uma perda muito grande, mas saber que ajudamos três pessoas diferentes nos deixa muito feliz. É um gesto importante que ajuda a salvar muitas outras vidas.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a setembro deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro