A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro – Filial Castelo – está promovendo algumas ações durante esse mês sobre prevenção ao suicídio com pacientes em tratamento mental internados na unidade. A iniciativa faz parte da programação do Setembro Amarelo.
A ideia também pretende ajudar na identificação desses pacientes e quando é hora de procurar ajuda.
Além do acompanhamento nos leitos, a psicóloga Gilmara Araujo da Cruz Zoboli explicou que o hospital ganhou decoração especial e os pacientes estão sendo convidados a participar de uma dinâmica de grupo.
A atividade consiste em formar frases como "Você é valioso", "Não é para chamar atenção, nem falta de Deus e muito menos frescura", "Viver é a melhor opção sempre" e "Você não está sozinho".
Outras frases ditas por pacientes em depressão e que familiares e amigos devem ficar atentos é "A vida não faz mais sentido para mim", "Queria estar morto", "Eu não aguento mais viver", etc…
"Os pacientes que estão estabilizados aceitam participar da atividade. Demonstram interesse e curiosidades, pois alguns desconhecem a temática do mês. A equipe, além da orientação, sempre busca fazer um trabalho de forma humanizada, acolhendo, escutando e esclarecendo as dúvidas", explicou.
Acolhimento
A Assistente Social da Santa Casa Filial Castelo, Luana Nicoli, informou que os pacientes precisam sentir o acolhimento da equipe e que todas as ações do Setembro Amarelo visam esse aperfeiçoamento.
"Assim podemos trabalhar melhor e com vínculo confiável, pois o paciente entende que estamos nessa guerra juntos e que damos importância aos seus sentimentos".
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro – Filial Castelo – oferece oito leitos para tratamento de saúde mental para pacientes que precisam do serviço.
Os leitos são regulados via Central de Vagas e também de pacientes atendidos no Pronto Socorro, sendo quatro leitos femininos e quatro masculinos.
A equipe multidisciplinar é composta por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.