Depois de dois anos de estudos e muita dedicação, chegou a hora dos médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro concluírem o curso. A formatura das primeiras turmas de Cirurgia-Geral e Clínica Médica acontece no dia 15 de Fevereiro, em cerimônia que será realizada no auditório da instituição.
Ao todo, serão 6 médicos que vão participar da solenidade de formatura. Além dos alunos, o evento vai reunir professores e familiares dos formandos.
Segundo o superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, o programa de Residência Médica marcou um novo tempo no hospital, tempo de investimento não apenas na saúde, mas também em ensino.
"Nossa gestão tem como prioridade o investimento em educação, porque só através da educação é que podemos trabalhar a qualidade no nosso atendimento", disse.
Autorização
Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu pela primeira vez autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017).
Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.
Além dos programas de residência médica, o hospital também iniciou programas de especializações. Em 2018 ofertou em in company com a Faculdade Emescam a primeira pós graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.
Para o diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Raphael Luzorio, a conclusão das primeiras turmas de residência médica é um divisor de águas na vida profissional destes formandos.
"A partir de agora são especialistas em suas áreas. A residência trouxe grande desenvolvimento técnico-científico e isso trará muitas oportunidades de trabalho. Percebemos como evoluíram desde o dia em que aqui chegaram. Nossa contribuição em suas formações irá durar para a toda a vida. Nossa marca estará presente em cada vida que vierem a salvar", afirmou.