Santa Casa trabalha prevençao de acidentes de trânsito

De acordo com dados apurados pelo Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Santa Casa Cachoeiro, o número de acidentes de Trânsito com vítimas tem aumentado cada dia mais, só neste ano de janeiro a julho foram 1510 acidentes que representam um aumento de aproximadamente 20% na comparação com o mesmo período de 2011, ocasião em que foram registradas 1252 vítimas.
Os médicos plantonistas do Pronto Socorro da Instituição apontam que as principais causas de acidentes é a imprudência no trânsito e a ingestão de álcool antes de dirigir.
 Quanto a este último fator, sabemos que, mesmo em pequenas quantidades, o álcool, além de prejudicar a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação.
 A Santa Casa Cachoeiro preocupada com a temática, faz periodicamente o monitoramento destes dados e divulga junto aos veículos de Comunicação como um alerta sobre o risco provocado pelo consumo de bebida alcoólica associado com a direção, principalmente durante o período de festas e, em especial, para homens jovens. A escolha desse segmento de nossa população encontra ampla justificativa em dados que sinalizam claramente que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre pessoas do sexo masculino com idade entre 18 e 30 anos.
Outro elemento essencial para evitar acidentes que é trabalhado pela instituição por meio de palestras em parceria com diversos órgãos refere-se à adoção da direção defensiva. A partir dessa importante prática, ampliam-se de maneira considerável os padrões de segurança no trânsito, sobretudo pela ênfase dada a ações incorretas de outros motoristas e às possíveis condições da pista e do tempo.