Santa Casa realiza Dia D para campanha de doaçao de órgaos na praça Jera´nimo Monteiro

Setembro é conhecido como o mês de conscientização para doação de órgãos, e para divulgar o tema, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizará o Dia D, nesta terça-feira, 26, na Praça Jerônimo Monteiro.

Serão realizadas orientações à população e panfletagem para a promoção do Setembro Verde. A Santa Casa Cachoeiro é referência no Estado no desenvolvimento de ações de incentivo a captação de órgãos, e essas promoções vêm surtindo efeito ao longo dos anos e resultando no crescimento das captações.

No primeiro semestre de 2017 foi registrado um aumento de 30% nas doações de órgãos na Santa Casa, comparado ao mesmo período de 2016. No mesmo período, em nível nacional, este aumento foi de 15%, segundo a ABTO (Associação Brasileira De Transplantes de Órgãos), ou seja, o hospital atualmente está acima da média nacional. Porém este número poderia ser melhor.

De acordo com a coordenadora do CIHDOTT, Cristiane Bittencourt, o principal motivo para que as doações não sejam efetivadas, é a falta de esclarecimento sobre o assunto.

“É preciso entender que a morte acontece de duas formas, parada cardiorrespiratória e morte encefálica. A mais comum é quando ocorre à parada cardíaca, e aí neste caso só é possível à doação de tecidos como córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas. Enquanto que na morte encefálica, ocorre apenas a morte do cérebro, que é um processo irreversível, porém não existe transplante para cérebro e neste caso os órgãos continuam vitais e por isso pode ocorrer à doação de órgãos e tecidos”, afirma Cristiane.

Vale a pena ressaltar que se você deseja ser um doador de órgãos é necessário expressar este desejo a sua família, pois somente ela pode autorizar a doação, no entanto, quando os familiares têm o conhecimento do desejo de ser doador torna-se mais fácil tomar a decisão no momento em que ocorre o óbito.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro