Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa realiza Dia D para campanha de doaçao de órgaos na praça Jera´nimo Monteiro

 

 

Setembro é conhecido como o mês de conscientização para doação de órgãos, e para divulgar o tema, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizará o Dia D, nesta terça-feira, 26, na Praça Jerônimo Monteiro.

Serão realizadas orientações à população e panfletagem para a promoção do Setembro Verde. A Santa Casa Cachoeiro é referência no Estado no desenvolvimento de ações de incentivo a captação de órgãos, e essas promoções vêm surtindo efeito ao longo dos anos e resultando no crescimento das captações.

No primeiro semestre de 2017 foi registrado um aumento de 30% nas doações de órgãos na Santa Casa, comparado ao mesmo período de 2016. No mesmo período, em nível nacional, este aumento foi de 15%, segundo a ABTO (Associação Brasileira De Transplantes de Órgãos), ou seja, o hospital atualmente está acima da média nacional. Porém este número poderia ser melhor.

De acordo com a coordenadora do CIHDOTT, Cristiane Bittencourt, o principal motivo para que as doações não sejam efetivadas, é a falta de esclarecimento sobre o assunto.

“É preciso entender que a morte acontece de duas formas, parada cardiorrespiratória e morte encefálica. A mais comum é quando ocorre à parada cardíaca, e aí neste caso só é possível à doação de tecidos como córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas. Enquanto que na morte encefálica, ocorre apenas a morte do cérebro, que é um processo irreversível, porém não existe transplante para cérebro e neste caso os órgãos continuam vitais e por isso pode ocorrer à doação de órgãos e tecidos”, afirma Cristiane.

Vale a pena ressaltar que se você deseja ser um doador de órgãos é necessário expressar este desejo a sua família, pois somente ela pode autorizar a doação, no entanto, quando os familiares têm o conhecimento do desejo de ser doador torna-se mais fácil tomar a decisão no momento em que ocorre o óbito.

 

Confira mais Notícias

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro