Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa promoveu o Dia C contra a Hepatite C

     


 


 


A Santa Casa promoveu no dia 24 e 25 de outubro o dia C contra a Hepatite C, a campanha tem a parceria do Laboratório Schering-Plough, que patrocinou 500 testes gratuitos para a identificaçao da doença, estes foram aplicados a  populaçao, tendo como público-alvo manicures, indivíduos que receberam transfusao de sangue, algum transplante de órgao ou que fizeram uso de fatores sanguíneos antes de 1992, dependentes químicos, inclusive aqueles que o fizeram só uma vez em qualquer época da vida; doentes renais em hemodiálise; pessoas que apresentem dois resultados de transaminases anormais, ou que apresentem qualquer outra evidência de dano hepático; profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou Exposiçao percutânea ou nas mucosas com sangue contaminado; filhos de maes contaminadas com a hepatite C e contaminados pelo HIV/AIDS.


 


Além do teste os portadores da doença receberam indicações de como proceder, visto que a Hepatite C deve ter um acompanhamento médico constante.


 


A Hepatite C é uma infecçao no fígado causada por um vírus. Como na maioria dos casos ela nao tem cura, apenas controle, ao longo do tempo pode levar a danos permanentes no fígado como cirrose, câncer ou até mesmo o comprometimento total do órgao.


 


“Muitas pessoas convivem anos com este vírus sem saber que estao contaminadas. Isto é muito perigoso, pois elas só acabam percebendo que estao doentes depois que o fígado já está com danos graves, a campanha veio alertar e despertar junto a populaçao local a importância da prevençao a  doença e também levar a orientaçao a todos os participantes.” Disse Dr. Alzimara Hemerly, médica responsável pela Campanha.


 


Em alguns casos, a doença pode ocorrer por pouco tempo e logo se restabelecer, é a chamada hepatite aguda. A maioria das pessoas infectadas pelo VHC, no entanto, fica com ele por um longo tempo, de forma cra´nica.


 


Hoje, existem 200 milhões de pessoas infectadas por este vírus no mundo. No Brasil, esse número é de aproximadamente 3,2 milhões.


 


Os sintomas da Hepatite C sao: avermelhamento das palmas das maos, uma vez que os vasos sanguíneos ficam dilatados, pequenos vasos sanguíneos marcados na pele. Sao similares a pequenas teias de vasinhos vermelhos e geralmente aparecem no peito, nos ombros e no rosto, inchaço no esta´mago, pernas e pés, danos no cérebro e no sistema nervoso, fena´meno que é chamado de encefalopatia. Isto pode ocasionar confusao mental e distúrbios de memória e concentraçao.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval