Santa Casa presta homenagem ao Dia do médico

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico por ser o dia consagrado a Lucas, o “amado médico” (Cl 4,14), segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradiçao de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Para nós, que lidamos com essa classe de uma maneira muito estreita, sabemos muito bem a importância desses profissionais. Tratam do corpo. Mas também tratam da alma. Antes de nascermos já existe uma presença atenta do médico junto da mae. E nos nossos momentos finais, lá está ele para aliviar nossas dores e fazer com que esta passagem seja a menos traumática possível. Sou obrigado a recorrer a uma frase feita, mas que define bem o ofício do médico: “Medicina é um sacerdócio!”. Sacerdócio nao só no sentido da dedicaçao, mas, sobretudo no sentido de estar lidando com o limiar entre a vida e a morte. Lugares limites do começo e do fim. Envoltos numa áurea quase que divina, têm nas maos o controle da vida e da morte! Aos profissionais da saúde, que no juramento falam da arte de curar, o nosso muito obrigado. Ao exercerem a medicina como um sacerdócio e como uma arte, estao contribuindo para que as dores sejam aliviadas com o bálsamo da atençao, do cuidado e da presença. Parabéns. Que Lucas possa alcançar de Deus, o Médico dos médicos, as bênçaos necessárias para o bom desempenho de sua profissao.

Mons. Antonio Romulo Zagotto

Presidente Santa Casa

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães