Santa Casa presente em Seminário de Humanizaçao

A Humanizaçao em saúde é uma proposta lançada pelo Ministério da Saúde em 2004, que vem trabalhando para que um atendimento mais humano e acolhedor seja realidade em todos os hospitais do Sistema ašnico de Saúde (SUS).

A Humanizaçao inicia-se a partir da formaçao de um Comitê, composto através de diferentes personagens que trabalharam suas ações tendo como foco principal o paciente.

No dia 20/11, aconteceu no Auditório da Rede Gazeta a abertura oficial do Seminário Preparatório do Curso de Formaçao em Humanizaçao para a Atençao e Gestao em Saúde: Construindo Redes de Produçao de Saúde. O Curso que se iniciará em Fevereiro de 2009, será destinados a formaçao multiplicadores de humanizaçao em saúde, e deverá trabalhar hospitais filantrópicos, e unidades da rede SUS.

O Seminário reuniu aproximadamente 200 pessoas.Membros do Comitê de Humanizaçao da Santa Casa descreveram o evento e também o curso proposto pelo Ministério da Saúde como essencial para enfrentar os desafios da rede pública de saúde.

Estava presente no Seminário o coordenador nacional da Política de Humanizaçao do Ministério da Saúde (MS), Dário Frederico Pasche, disse, na abertura do evento, que o processo de formaçao dos profissionais que serao multiplicadores da humanizaçao nao deve ser feito apenas na sala de aula, mas também com atividades práticas. “Nao basta ter caderninho e sentar para assistir a  aula. a‰ preciso aprender fazendo. Há um desafio pedagógico”, comentou Pasche.

A Santa Casa por sua vez aposta no projeto para intensificar as ações já realizadas pelo seu comprometido comitê.