Santa Casa pede para populaçao fazer doaçao de sangue antes de tomar vacina contra Covid

Na tentativa de evitar um desabastecimento temporário de estoque, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro pede para que a população faça sua doação antes de tomar a vacina contra a Covid-19.

De acordo com a supervisora do banco de sangue, Cíntia Pimenta, a pessoa que é imunizada pela vacina precisa ficar um período de até 30 dias sem fazer a doação.

“A recomendação é de que quem tomou a vacina Coronavac faça doação somente após 48 horas da imunização. Já para os que receberam a AstraZeneca/Oxford o prazo é de 30 dias”, explicou.

Cintia destacou ainda que existe uma preocupação em relação aos estoques, já que haverá um período de impedimento dos doadores.

“Então vamos ficar um tempo grande com muitas pessoas sem poder doar. E isso vai acarretar uma dificuldade de ter sangue para os pacientes que precisam de transfusão. Por isso é importante que as pessoas façam a doação antes de tomar a vacina”, orientou.

Aquelas pessoas que não sabem qual a vacina que recebeu podem entrar em contato com o banco de sangue com o cartão de vacinação em mãos para tirar qualquer dúvida.

De acordo com informação divulgada pelo Ministério da Saúde, o período de inaptidão é necessário porque o micro-organismo da imunização, ainda que na forma atenuada, circula por um tempo determinado no sangue do doador.

Em caso de pacientes imunossuprimidos, há risco de o receptor desenvolver a doença para a qual o doador foi vacinado.

Agendamento

Para criar mais uma facilidade para quem quer fazer sua doação de sangue, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro também faz o agendamento pelo site da instituição.

Os interessados podem fazer o agendamento  a qualquer hora do dia. Desde o início da pandemia, o hospital tem feito agendamentos para evitar aglomeração no local.

Na página também é possível ter acesso aos critérios necessários para doação.

Além do site, as pessoas também podem fazer o agendamento pelo telefone (28) 2101-2123.