Santa Casa monta esquema especial para atender mais de 30 feridos em acidente

No último sábado (02), a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro prestou atendimento às vitimas do acidente que ocorreu na Rodovia Cachoeiro X Vargem Alta com o ônibus de turismo que saiu de Belo Horizonte com destino a Itaoca praia.

O veículo que tombou no local conhecido como “curva da morte” deixou quatro mortos e diversos feridos. A Santa Casa registrou 33 atendimentos de emergência no pronto-socorro. Destes, 25 pacientes já receberam alta, enquanto oito permanecem internados em estado estável nas enfermarias da unidade.

Neste dia, com movimento atípico, o pronto-socorro registrou mais de 100 atendimentos. Para melhor gerenciamento da demanda foi preciso dobrar a equipe de profissionais de diversos setores e especialidades. Esse é o protocolo padrão da instituição para este tipo de ocorrência.

Segundo Flaviana Donato, enfermeira supervisora do Pronto-Socorro, assim que o hospital foi informado sobre o acidente, um plano de catástrofe foi colocado em andamento.

“O coordenador médico solicitou que outros médicos que estavam nas dependências da instituição fossem ao pronto-socorro. Nós acionamos outros setores do hospital sem comprometer os demais atendimentos. Damos andamento a um plano de catástrofe e remanejamos os funcionários necessários para prestarmos um atendimento com agilidade.”

Estrutura do pronto-socorro

O pronto-socorro da instituição funciona “porta aberta” 24h, seguindo os critérios de acolhimento com classificação de risco, ou seja, priorizando as demandas de casos graves.

Em 2018 realizou uma média de 52 mil atendimentos de urgência que geraram 11,5 mil internações. Localizada próximo a BR101, a instituição que é referência para 27 municípios atende uma média de 4,3 mil pacientes/ mês.

Com uma equipe especializada, a Santa Casa é o único hospital do sul do estado referência em urgência/emergência preparado para atender os pacientes na hora que eles precisam. No pronto-socorro eles são cuidados por uma equipe médica competente, experiente e especializada.

Solidariedade

Ao tomar conhecimento do acidente, a população de Cachoeiro de Itapemirim mostrou toda sua solidariedade com as vítimas do acidente e muitos foram até o hospital para fazer doação de sangue.

No entanto, os estoques estão abastecidos e a orientação é para que as pessoas façam sua doação ao longo dos próximos dias, já que seu abastecimento é feito de forma gradativa devido ao prazo de validade para que o sangue seja utilizado.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro agradece a solidariedade da população. Qualquer dúvida sobre a doação basta ligar para o número (28) 2101-2123.

Horário de Atendimento do Banco de Sangue:

2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h

Sábado – 07:00 às 11:00h