Santa Casa inicia segunda turma de residência médica

A segunda turma de residência médica oferecida na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro inicia nesta sexta-feira (1). Na última quinta-feira, os alunos foram recebidos pela direção em uma cerimônia no auditório do hospital.

Segundo o superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, o programa de Residência Médica marca um novo tempo no hospital, tempo de investimento não apenas na saúde, mas também em ensino.

" Nossa gestão tem como prioridade o investimento em educação, porque só através da educação é que podemos trabalhar a qualidade no nosso atendimento."

Ao todo são seis vagas para a residência, três em Clínica Médica e três em Cirurgia Geral. Uma delas, no entanto, será disponibilizada novamente, já que um dos aprovados desistiu do curso.

Para os profissionais interessados, o processo seletivo acontece no dia 14 de março e as inscrições serão realizadas no próximo dia 13 na secretaria de ensino e pesquisa do hospital.

Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu pela primeira vez autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017).

Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.

Além dos programas de residência médica, o hospital também iniciou programas de especializações. Em 2018 ofertou em in company com a Faculdade Emescam a primeira pós graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa , Dr. Raphael Luzorio, a proposta do setor é ampliar as parcerias para oferecer mais cursos e programas de residência.

Homenagens

Durante o evento de recepção dos novos residentes, foram homenageados os médicos patronos das turmas de 2018 e 2019, Fernando Antônio Ferreira Netto, Heli Manoel Prado Costa, Gastão Gonçalves Coelho e Dr. Fernando Fittipaldi.

Além deles, os supervisores dos programas, Dr. Gastão Rosa e Dr. Alcides Barata e seus grupos de preceptores.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher