Santa Casa inclui coronavírus em critério de seleçao para doaçao de sangue

Com o surgimento do coronavírus, os cuidados para evitar a contaminação foram redobrados. A partir de agora, o novo vírus que surgiu na China vai entrar nos critérios para doação de sangue na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde.

Antes, a triagem no banco de sangue já era feita em casos de dengue, chikungunya e zika. Para evitar possíveis transmissões, o Coronavírus também começou a fazer parte dos critérios.

A enfermeira supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa, Cíntia Pimenta, explicou que pessoas que estiveram em países onde há registros confirmados da doença não poderão fazer a doação pelos próximos 30 dias.

Segundo ela, a recomendação também vale para quem teve contato com pacientes infectados ou com suspeita do vírus.

Sintomas

Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, as pessoas com infecção podem não ter sintoma ou apresentar um quadro semelhante a um resfriado comum, até pneumonia e insuficiência respiratória.

A infectologista, no entanto, explica que como os sintomas são parecidos com outras doenças, somente pessoas que tenham feito viagem para países com registro da contaminação podem ser suspeitas do coronavírus.

A infecção é diagnosticada apenas com exames laboratoriais específicos.

Estoques

Embora o coronavírus tenha entrado para os critérios de prevenção, não há motivos para que as pessoas tenham preocupação. Ao contrário, a medida é para garantir ainda mais a segurança tanto para quem for doar, quanto para quem vai receber o sangue.

Veja quem pode doar

Passado o período de Carnaval, quando a demanda por sangue aumenta, o estoque de sangue na Santa Casa hoje é considerado crítico. Os tipos A, B, O e AB negativos são os que mais precisam ser repostos. Os demais, como A, B, O e AB positivos também estão abaixo do necessário.

Horário de Atendimento:

2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h