Nos dias 25 de junho e 27 de junho, datas em que se comemoram o Dia do Motorista e o Dia do Motociclista no Brasil, a Santa Casa Cachoeiro faz um alerta sobre a importância da Prevenção de Acidentes de Trânsito.
O Hospital como referência de atendimento em urgência e emergência, recebeu em média só no primeiro semestre deste ano 1246 casos de acidentes de trânsito, sendo que 80% destes estavam de moto, desse total 33 vítimas foram a óbito.
O processo de recuperação de um acidentado na maioria das vezes é doloroso e pode levar de 6 a 18 meses, além de ser caro. Hoje, o hospital tem um custo médio de aproximadamente R$10 mil por acidentado de maior gravidade, sendo que 20% deste valor não são pagos pelo Sistema Único de Saúde.
Segundo dados de pedidos de indenização do DPVAT Seguro Obrigatório de Veículos em 2012, 352 mil pessoas ficaram inválidas no Brasil, por conta de acidentes de trânsito, fato que leva a questão do trânsito a ser considerado problema de saúde pública, portanto a Prevenção de Acidentes de Trânsito e o monitoramento diário das ocorrências de acidentes que chegam ao hospital são etapas de projeto social elaborado pela instituição que visa conscientizar motoristas e motociclistas quanto à importância da direção segura.
No decorrer do ano são desenvolvidas ações periódicas como palestras, disponibilidade de relatórios estatísticos para os veículos de comunicação, realização de evento de conscientização e panfletagens em períodos específicos com intuito de diminuir as estatísticas e alertar aos motoristas a dirigir com responsabilidade, consciência, disciplina e respeito.