Santa Casa faz apelo para abastecer estoques de sangue

Com a chegada do fim do ano, o número de doadores de sangue cai e a demanda aumenta. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro está fazendo um apelo para que as pessoas venham até o hospital para abastecer os estoques que estão quase no fim.

Para se ter uma ideia da necessidade, a média de doação na última quinzena foi de menos de 10 pacientes por dia.

Clique e Saiba quem pode doar

Os tipos de sangue AB e B já estão em falta. O estoque de A+, A- e O- está em estado crítico. O+ e AB+ se mantém em alerta e o B+ está estável. No entanto, é importante que a população se sensibilize e venha doar qualquer tipo de sangue.

Recentemente, a Santa Casa de Misericórdia recebeu uma grande doação de voluntários por causa de um acidente envolvendo um ônibus com turistas na região de Soturno.

No entanto, segundo a enfermeira responsável pela Banco de Sangue, Cintia Pimenta, essas pessoas não podem mais doar nos próximos 60 dias, que é o prazo de intervalo entre uma doação e outra.

"Ou seja, 30 dias após as doações em massa que tivemos, corremos sério de risco de ficar com falta de sangue", destacou.

Cintia explicou ainda que a validade do sangue é de 35 dias, o que não é suficiente para as demandas. Para que o sangue seja utilizado dentro do prazo "o ideal é que os grupos a partir de 5 pessoas sejam agendados em dias alternados".

Horário de Atendimento:

2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h