Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa é destaque em Captaçao de órgaos.

O momento é de alerta. A cada dia que passa cresce ainda mais a fila de espera por um transplante de órgaos no Brasil. Os números mostram 70 mil pessoas. No Espírito Santo, essa fila atinge 1400.


A populaçao ainda hoje nao é consciente com relaçao a  doaçao de órgaos, por isso todo o trabalho realizado neste sentido é feito de forma minuciosa o que causa certa demora na conquista por novos doadores, enquanto isso a fila nao para de crescer.


O hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim vivendo diariamente a luta pela vida, possui uma equipe especializada em captaçao de órgaos atuante dentro da unidade, a Comissao Intra – Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT. Composta por DRº Gastao Gonçalves Coelho, DRª Alzimara Hemerly, DRº Nino Seradio, DRº Mauro Puppin, a Fisioterapeuta DRª Denise Chamon, a Enfermeira Hilda Azevedo, a Assistente Social Priscila Venturine e a Psicóloga Manuela Rodrigues. A equipe atua há dois anos e foi formada acima de tudo, pela motivaçao dos próprios profissionais para com a realidade do Estado e também pela consciência da importância do trabalho.


Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, a Santa Casa de Cachoeiro é destaque em todo o Espírito Santo pelo número de captaçao de órgaos. Só neste ano foram realizadas sete das doze doações efetivadas no Espírito Santo.


“As pessoas precisam se sensibilizar a  doaçao de órgaos, sempre trabalho com muito empenho nesta conscientizaçao, pois imagino que poderia ser um filho meu na fila de espera.” disse a Enfermeira Hilda Azevedo.


A Santa Casa já realizou quase todo tipo de captaçao, exceto a de ossos, coraçao, pulmao e pele, por falta de estrutura, é preciso destacar o grande interesse da unidade em poder ajudar também com essas captações.


Vale ressaltar que o transplante é rápido e nao deforma o corpo, é feito por uma equipe especializada que vem de Vitória. Depois de constatada a morte cefálica do paciente e a autorizaçao da família, a Central de Captaçao é notificada. O processo para a retirada dos órgaos demora quatro horas, muitas vezes ocorre de uma pessoa salvar da morte seis, que estao na fila sem esperança nenhuma de vida.


Saiba como se tornar um doador de órgaos acessando o link Doações ou entrando em contato com o CIDHOTT pelo telefone 2101 2121.

Contamos com você para formar uma nova consciência a respeito do tema.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro