Santa Casa contra Dengue

A Santa Casa Cachoeiro através da Cipa criou um projeto interno para mobilizar todos os funcionários no combate ao mosquito Aedes Aegypti.  No dia 17 de fevereiro, aconteceu no auditório do Hospital uma palestra com a Técnica de Educação em Saúde- Denemara Mariano e com a Educadora de Saúde – Elisete Guimarães, que alertou a todos a importância de combatermos o mosquito e prevenir doenças como a Dengue, Zika e Chicungunya.

Na ocasião, a técnica explicou  que os principais sintomas dessas doenças  são febre alta, dores de cabeça, nas articulações, músculos e ossos, manchas vermelhas na pele, enjoo e diarreia. Na ocorrência dos sintomas acima citados, é indicado que se procure  a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, a Santa Casa Cachoeiro é referência somente para casos de dengue grave.  Recomenda-se ficar de cama e usar medicamentos contra a dor e febre, deve-se ingerir muito líquido e não usar remédios que contenham ácido acetilsalicílico,destacou a técnica.

Logo após a fala da Denemara, integrantes da Cipa entregaram aos funcionários presentes, um Check-list, alertando que com apenas quinze minutos, todo colaborador responsável deve checar locais no seu ambiente de trabalho onde o mosquito costuma colocar seus ovos e preencher ações de combate.

Você pode e deve ajudar nessa luta, tomando as seguintes providências:

• É indispensável manter os quintais limpos, sem latas, caixas, pneus e outros entulhos que acumulem água,
  • Tampe caixas d´água, poços e cisternas,
  • Troque semanalmente a água dos vasos,
  • Mantenha garrafas vazias guardadas de boca para baixo,
  • Arrume convenientemente objetos depositados em porões e quintais,
  • Bandeja de ar condicionado limpa e sem água,
  • Ralos limpos, se não estiverem em uso devem permanecer fechados,
  • Trate a água da piscina com cloro,
  • Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada,
  • Retire a água acumulada da laje e mantenha sempre seca,
  • Bandeja de ar condicionado limpa e sem água,
  • As vasilhas para água de animais domésticos devem ser lavadas com bucha e sabão em água corrente pelo menos três vezes por semana,
  • Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta
  • Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão.

Seguindo essas recomendações, você está contribuindo para o controle do mosquito e consequentemente prevenindo doenças. A dengue é um problema de todos, faça a sua parte.