Santa Casa caminha em trilha centenária

No último sábado (09/05), os colaboradores da Santa Casa vivenciaram um evento cultural. Foi a 6ª Caminhada Ecológica, promovida pelo Grupo de Caminhadas do hospital em parceria com o setor de Fisioterapia, que teve como rota a Floresta Nacional de Pacotuba – Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

Os participantes puderam conhecer de perto o Projeto da Comunidade, que envolve a produçao associada ao turismo. Atualmente é coordenado pelo Instituto Novas Fronteiras de Cooperaçao (Infc) em parceria com o Ministério do Turismo, possibilitando o desenvolvimento do turismo no local, aumentando a renda dos quilombolas e contribuindo para a preservaçao do patrima´nio.

Dentre a s várias trilhas da Comunidade as opções seguidas foram as Trilhas: “Histórica” e a “Centenária”. Além disso, o grupo da Floresta de Pacotuba apresentou duas de suas interpretações típicas que foram a Samba de Roda e o Teatro sobre a Aboliçao da Escravatura.

Acompanhados pelos guias Givanildo Barboza e Felipe Ventura, os colaboradores foram divididos em dois grupos para facilitar o percurso. Durante a Trilha Histórica foram contadas algumas histórias que aconteceram no local, como por exemplo, a do escravo Adao, que se desprendia do tronco a noite para se encontrar com sua amada e depois se amarrava novamente para que ninguém descobrisse. Já na trilha Centenária, os participantes se encantaram com os diversos tipos de árvores gigantes, que possuem mais de 500 anos de existência, como a de Jequitibá, que por ser enorme, necessita de cerca de 15 pessoas para abraçá-la.

Contando com a participaçao de aproximadamente 40 colaboradores, a Caminhada Ecológica da Santa Casa, mais uma vez trouxe novidades em suas rotas, podendo proporcionar aos funcionários o lazer através da valorizaçao ambiental, cultural e histórica.

No final da caminhada, a organizaçao ofereceu aos participantes um saboroso lanche e sorteio de diversos brindes, além disso, as mamaes presentes também foram homenageadas pelo Dia das Maes.

“Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas, nada se leva além de lembranças e nada se queima além de calorias”.