Santa Casa Cachoeiro trabalha política de incentivo ao registro civil.

Na busca de estimular a cidadania e de garantir o direitos de seus bebês, a Santa Casa Cachoeiro há aproximadamente 6 anos, obedece a uma política que trabalha para que todo recém nascido seja registrado antes mesmo de deixar o hospital.

Iniciou-se ontem segue até 17 de dezembro uma Campanha Nacional, que deve mobilizar cartórios, hospitais e delegacias para regulamentar a informar a importância do documento, em conformidade com a açao a Santa Casa intensifica o trabalho já realizado através de divulgaçao específica da campanha.

O pai ou um familiar recebe do berçário uma Certidao de Nascidos Vivos que contém os dados básicos como nome da mae, do bebê, data de nascimento, peso e tamanho do mesmo. Esta certidao é levada ao cartório onde será feito o registro que posteriormente deverá contem em arquivo no hospital.

Desde 1997 todo cartório tem por obrigaçao efetuar o registro gratuito do bebê, conforme a lei federal nº. 9.534. garantindo a todo o indivíduo o direito de ser reconhecido perante a sociedade, de ter um nome e sobrenome.

Estima-se que cerca de 800 mil brasileiros nao possuem documento, segundo dados do IBGE, o que os torna impossibilitados de serem inserir na sociedade nas diversas áreas como escolas, emprego, projetos sociais e qualquer programa de rede pública, tirando enfim a liberdade de serrem cidadaos.