Santa Casa Cachoeiro realiza sua 20ª Caminhada Ecológica

No último Sábado, 18/06, a Santa Casa Cachoeiro organizou a 20ª Edição do Projeto Caminhada Ecológica, desta vez com rota para Pedra Azul.  O Projeto que acontece há 9 anos, tem como objetivo central trabalhar o meio ambiente como grande fonte geradora de saúde, socializando integrando e educando, colaboradores, parceiros e comunidade local para a importância da preservação ambiental e para o desenvolvimento de atividades físicas regulares.

A rota iniciou-se com a prática de Ginástica Laboral para garantir a resistência física dos participantes, que seguiram acompanhados pela equipe de apoio. Ao longo de um percurso de 7 quilômetros, os participantes identificaram variadas espécies de plantas nativas, animais e puderam perceber as mudanças climáticas que a região montanhosa oferece.

Para os funcionários da instituição o projeto é uma forma de sair da rotina estressante vivenciada diariamente, portanto suas edições são muito aguardadas.

Curiosidades do Projeto

Em 2009 o Projeto Caminhada Ecológica foi um dos finalistas do Prêmio Ecologia oferecido pelo Governo do Estado. Ao longo de suas edições contou com a participação de 1300 profissionais de saúde e visitou rotas em todo sul do Estado e grande Vitória. A Metodologia de trabalho adotada está na construção de rotas temáticas que trabalham em conjunto, cultura, história e preservação ambiental.

Desde sua implantação em 2007, foram praticadas diversas ações ambientais como: coleta de resíduos, plantio de arvores nas margens do Rio Itapemirim que contribuíram para projeto de reflorestamento da bacia hidrográfica, divulgação de pontos turísticos e projetos culturais desenvolvidos pela Comunidade Quilombola da localidade de Monte Alegre, por meio de visita a Floresta Nacional de Pacotuba, estudo histórico da Pedra do Caramba, e preservação de rochas vulcânicas que compõem a Gruta do Limoeiro.

Em suas edições a equipe sempre conta como profissionais convidados de acordo com a temática da rota, sendo eles: Historiadores, Biólogos, profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Médicos e Nutricionistas. A presença de guias garante o suporte necessário para a realização do percurso de forma educativa e segura.

Patrocínio:

Sulcred, Proaenf e Odebrecht Ambiental