Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa Cachoeiro realiza sua 20ª Caminhada Ecológica

 

 

No último Sábado, 18/06, a Santa Casa Cachoeiro organizou a 20ª Edição do Projeto Caminhada Ecológica, desta vez com rota para Pedra Azul.  O Projeto que acontece há 9 anos, tem como objetivo central trabalhar o meio ambiente como grande fonte geradora de saúde, socializando integrando e educando, colaboradores, parceiros e comunidade local para a importância da preservação ambiental e para o desenvolvimento de atividades físicas regulares.

A rota iniciou-se com a prática de Ginástica Laboral para garantir a resistência física dos participantes, que seguiram acompanhados pela equipe de apoio. Ao longo de um percurso de 7 quilômetros, os participantes identificaram variadas espécies de plantas nativas, animais e puderam perceber as mudanças climáticas que a região montanhosa oferece.

Para os funcionários da instituição o projeto é uma forma de sair da rotina estressante vivenciada diariamente, portanto suas edições são muito aguardadas.

Curiosidades do Projeto

Em 2009 o Projeto Caminhada Ecológica foi um dos finalistas do Prêmio Ecologia oferecido pelo Governo do Estado. Ao longo de suas edições contou com a participação de 1300 profissionais de saúde e visitou rotas em todo sul do Estado e grande Vitória. A Metodologia de trabalho adotada está na construção de rotas temáticas que trabalham em conjunto, cultura, história e preservação ambiental.

Desde sua implantação em 2007, foram praticadas diversas ações ambientais como: coleta de resíduos, plantio de arvores nas margens do Rio Itapemirim que contribuíram para projeto de reflorestamento da bacia hidrográfica, divulgação de pontos turísticos e projetos culturais desenvolvidos pela Comunidade Quilombola da localidade de Monte Alegre, por meio de visita a Floresta Nacional de Pacotuba, estudo histórico da Pedra do Caramba, e preservação de rochas vulcânicas que compõem a Gruta do Limoeiro.

Em suas edições a equipe sempre conta como profissionais convidados de acordo com a temática da rota, sendo eles: Historiadores, Biólogos, profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Médicos e Nutricionistas. A presença de guias garante o suporte necessário para a realização do percurso de forma educativa e segura.

 

Patrocínio:

Sulcred, Proaenf e Odebrecht Ambiental

Apoio:

Unimed Sul Capixaba e Acqua Reale

 

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes