Santa Casa Cachoeiro – Primeiro Hospital com Unidade Interligada de Registro Civil

O registro civil de nascimento é a anotaçao de todas as informações sobre o nascimento de uma pessoa (nome, cor, nome dos pais, data e hora de nascimento, local, etc) no livro existente no Cartório. Após o registro, o Oficial do Cartório emite a Certidao de Nascimento, a qual certifica a existência legal do ser humano. a‰ o documento que dá início ao direito civil do cidadao.

Na busca de garantir os direitos do recém-nascido desde os primeiros dias de vida, a Santa Casa Cachoeiro, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), implementou desde o último dia 12, uma Unidade Interligada de Registro Civil, possibilitando que as Certidões de Nascimento sejam entregues aos pais no próprio hospital.

Conforme a Lei nº 9.534/97, o Registro Civil de Nascimento é gratuito para todos os brasileiros e é somente por meio deste documento que o cidadao possui direitos como matricular-se na escola, participar de programas sociais (saúde, assistência social, erradicaçao do trabalho infantil e outros), trabalhar com carteira assinada, casar e votar.

A Santa Casa é o primeiro hospital de Cachoeiro a possuir uma Unidade Interligada de Registro Civil, já beneficiando, em seus primeiros dias de funcionamento, 40 famílias, ao entregá-las, no próprio hospital, as Certidões de Nascimento de seus filhos recém-nascidos.

“Para nós, a açao vem como mais um grande passo, uma vez que é muito bom saber que poderemos proporcionar ainda mais segurança para as mamaes internas, além de facilitar a vida dos pais, agilizando o processo de registro dos bebês, que saem de nosso hospital com seus direitos de cidadao garantidos”, enfatizou Nercedes Canal, Superintendente da Santa Casa.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher