Santa Casa Cachoeiro inicia campanha contra tabagismo

Todo o fumante tem a consciência de que o cigarro faz mal a  saúde, mas mesmo assim, largar o vício é um desafio para muitos. Para estimular a mudança de hábito, o hospital Santa Casa realizou no último dia 31 de outubro palestra explicativa sobre os malefícios do cigarro, aberta a funcionários, acompanhantes e comunidade local.

Fumante há 40 anos, o médico nefrologista Dr. Emanuel Patrício Ribeiro Gomes, contou sua experiência com o cigarro e como foi estimulado a largar o vício. “O cigarro a¨ uma droga muito gostosa, porém uma droga, por isso parar de fumar tem que ser uma decisao radical.”

No Brasil os dados revelam 2.655 mortes anuais de fumantes passivos e que o cigarro é responsável direto de 50 doenças, dentre elas vários tipos de câncer e doenças pulmonares, visto que o cigarro possui 4.720 substâncias químicas. Pensando na qualidade de vida de funcionários e pacientes e na reduçao dos impactos ambientais, a Santa Casa retoma processo para inscriçao em programa do INCA(Instituto Nacional de Câncer), intitulado ambiente 100% livre do tabaco.

O evento alusivo ao dia Nacional de Combate ao fumo, comemorado em 29/08, foi realizado pelo Grupo de Humanizaçao do hospital, tendo como palestrantes a Coordenadora do Programa Municipal contra o Tabagismo, enfermeira Horminda Gonçalves Neta e a Enfermeira auxiliar do projeto, Luciana Soares de Castro, contando com a presença de aproximadamente 30 participantes. Fechando o momento os organizadores sortearam diversas camisas de divulgaçao da campanha.