Santa Casa Cachoeiro implanta Serviço de Engenharia Clínica

Engana-se quem pensa que um bom hospital requer simplesmente uma equipe médica eficiente. Pelo contrário, a excelência de uma instituição se consegue com o esforço conjunto de uma gama de profissionais que atuam em áreas bem diferentes, porém complementares à medicina. Entre eles, como nova tendência, temos o engenheiro clínico. Uma aquisição ainda recente no universo hospitalar nacional, mas que vem se impondo e mostrando a importância do seu trabalho.
A Santa Casa Cachoeiro se adequando a essa nova realidade, implantou recentemente o Serviço de Engenharia Clínica, sendo a segunda instituição do Estado a contar com esse suporte, que visa maior controle, avaliação e metodologia na busca da otimização dos investimentos financeiros da instituição, adequando o espaço físico as necessidades e manutenções dos equipamentos.
A engenharia clínica, também conhecida como engenharia hospitalar, fornece orientação na especificação, aquisição, instalação, utilização e manutenção de equipamentos médico-hospitalares, fazendo a gestão do parque tecnológico do hospital, com manutenções corretivas e preventivas e ainda auxiliando na aquisição de novos equipamentos e em treinamentos para utilizações.
Para o engenheiro Clínico Gustavo Vieira, coordenador do serviço na Santa Casa Cachoeiro, a engenharia clínica ajudará a instituição a incorporar novas tecnologias, permitindo economia e resolutividade, com maior agilidade. “Com o serviço implantado queremos resolver 90% de todos os problemas com equipamentos na própria instituição, o que reduz e muito nosso custo de manutenção com as máquinas.” disse Gustavo.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro