Santa Casa adquire simulador de videocirurgia para turma de residência médica

A Santa Casa de misericórdia adquiriu um simulador de videocirurgias para ser utilizado pelos alunos da turma de residência em Cirurgia Geral. O equipamento é o único em hospitais do Sul do Estado e vai ampliar a técnica dos residentes antes deles entrarem no centro cirúrgico.

O coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral, Gerliano Marçal, explicou que o equipamento é fundamental para que os médicos residentes desenvolvam as habilidades e exercitem a técnica de destreza na manipulação dos tecidos.

"Esse simulador é essencial para o ensino porque nós conseguimos reproduzir em laboratório o que fazemos na cirurgia propriamente dita. Isso traz mais segurança para o paciente e melhor desenvolvimento da técnica operatória", explicou.

Segundo Marçal, esse é o primeiro passo para a criação de um laboratório de habilidades para as turmas de residência. "Esse, junto com outros equipamentos, formarão um conjunto de simuladores para o desenvolvimento tanto dos residentes, como também de todos os profissionais da Santa Casa".

Edital

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro está com o edital aberto para vagas em turmas de residência médica em Cirurgias Básicas e Clínica Médica.

Ao todo, serão ofertadas três vagas para a turma de Cirurgia Básica e sete para Clínica Médica. O prazo termina no dia 30 de outubro e a inscrição poderá ser feita pelo site do hospital. O valor da taxa é de R$ 250.