No inverno para se proteger do frio é comum ficar em lugares com janelas e portas fechadas resultando em pouca ventilação e circulação de ar. Mas aí está o problema, pois a aglomeração de pessoas em locais fechados propicia a transmissão de germes, bactérias e vírus presentes no ambiente.
Nessa época do ano, as doenças mais comuns são resfriados, gripes, rinite, sinusite, asma, otite, bronquite e pneumonia, ou seja, respiratórias, pois este período favorece a circulação de microorganismos. Cada uma dessas enfermidades possui uma característica, entretanto, alguns sintomas assemelham-se, por isso, podem ser confundidas no início. Entre os principais sintomas destes problemas estão: dores de cabeça, mal-estar, indisposição, tosse, dor muscular e febre.
Crianças e idosos são os mais propícios a sofrer com estas patologias, por terem a imunidade mais baixa.
Para evitar a gripe é recomendada a vacinação anual que é capaz de proteger até mesmo contra a H1N1, um tipo mais perigoso. Esta vacina é obrigatória principalmente, para pessoas com sistema imunológico mais baixo como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares.
Existem também outras dicas simples que podem prevenir os males dessa estação como:
– Cubra o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir, use lenços descartáveis;
– Mantenha as mãos sempre higienizadas, lave-as com água e sabão e de preferência use álcool em gel, assim você ficará ainda mais protegido;
– Mantenha-se bem agasalhado;
– Evite ficar por muito tempo em locais fechados e com grande aglomeração de pessoas;
– Evite uma exposição direta ao frio;
– Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
– Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem e faça exercícios;
– Consuma alimentos ricos em vitaminas C, como limão, acerola e laranja.
– Mantenha as suas vacinas sempre em dia;
– Hidrate-se, beba cerca de 2 litros de água por dia;
– Evite o contato com pessoas resfriadas ou gripadas.
Cuide da sua saúde, previna-se, só assim você poderá aproveitar o melhor que o inverno pode oferecer e longe das doenças.
Se os sintomas descritos acima persistirem, procure orientação médica no Posto de Saúde ou na UPA mais próxima. A Santa Casa não recebe pacientes SUS de gravidade leve.