Dor de cabeça intensa, formigamentos e dificuldade na fala, esses são alguns dos sintomas de um paciente com suspeita de Acidente Vascular Cerebral, mas conhecido como AVC. Ao identificar um desses problemas, a orientação é procurar socorro imediatamente. Na região sul do estado, a referência para esse tipo de tratamento pelo SUS é o Hospital Evangélico (HECI).
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, apesar de ser especializada em urgência e emergência, não está habilitada para realização do procedimento, porém é de extrema importância alertar a população para que nos primeiros sintomas já procure o local adequado.
Segundo o diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, Manoel Freitas, até três horas depois do AVC é possível reverter a maior parte dos danos causados. Depois disso, no entanto, as lesões cerebrais dificilmente podem ser tratadas. O tratamento imediato pode minimizar as sequelas da doença e até evitar a morte.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é causado pela falta de fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro e representa uma grande causa de morte no Brasil e de sequelas incapacitantes em adultos. Os principais sintomas que podem ajudar a detectar o AVC logo no começo são:
– Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente nos braços, pernas ou de um lado do corpo;
– Assimetria facial;
– Dificuldade na fala;
– Movimentação involuntária da língua;
– Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;
– Perda da visão de um ou dos dois olhos;
– Confusão mental ou incapacidade de entender;
– Vertigem súbita intensa e/ou desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Para notar esses sintomas em alguém, uma dica é pedir para a pessoa sorrir e observar se sua boca fica torta, perceba se ela está sem força nos braços e/ou pernas, peça para que ela cante uma música ou fale uma frase e observe se ela apresenta dificuldade em falar. Se pelo menos uma dessas situações for percebida, procure o local de referência.