Projeto da Santa Casa ajuda interna a se ressocializar e ganhar liberdade

O Projeto Cuidar de Vidas, que ressocializa detentas  do presídio feminino de Cachoeiro, começou a dar bons frutos. Nesta quarta-feira (11), a interna Antônia Alves recebeu o certificado de participação nas atividades do projeto e, com isso, reduziu a pena e vai ganhar a liberdade nos próximos dias.

Esse é um trabalho realizado pela Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro em parceria com empresários do município de Cachoeiro, como Sicoob Credirochas, Cofril, Uniaves, além da Secretaria de Estado de Justiça.

Durante aproximadamente oito meses, Antônio trabalhou da produção de alimentos que abastecem a Santa Casa Cachoeiro, a filial Castelo e Lar dos Idosos Adelson Rebello Moreira.

Ela atuou no manejo com galinhas puedeiras, gado, horta e produção de queijos. Com isso, ela conseguiu reduzir em dois meses a pena que cumpria e agora vai poder voltar para casa em Guaçuí.

"Aprendi bastante coisa, aprendi a plantar, colher, cuidar das galinhas. Vou sair daqui e pretendo estudar, trabalhar, ter minha casa, meu carro e uma vida digna. Daqui para frente quero ter vida nova", contou.

Parceiros

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na sede da Fazenda, em Monte Líbano, e contou com a presença de empresários parceiros do projeto, a diretora do presídio feminino de Cachoeiro, Leida Ayres, e do vice-presidente da Santa Casa, Dimas Magnago.

O gerente de Relações Institucionais da Santa Casa e responsável pela Fazenda, Sérgio Mariano, explicou que o local já produz hortaliças, legumes e verduras, além de produção bovina e avicultura.

O próximo passo é dar início à quarta etapa do projeto, que é investir na agroindústria de pães, bolos, salgados e polpa de frutas. E para isso conta também com a ajuda de parceiros.

"Nós estamos precisando de ferramentas, caldeirões e outros maquinários que serão necessários para esta etapa do projeto. Então, quem quiser ajudar é só procurar a Santa Casa ou visitar pessoalmente a Fazenda para conhecer o trabalho desenvolvido no local".

Bons frutos

O empresário Thales Machado, do Sicoob Credirochas, destacou a importância de participar dessa iniciativa. "A gente tem o maior orgulho de ter oportunidade de contribuir com esse projeto. Ele foi implantado a pouco tempo, mas já está dando frutos para a sociedade".

O representante de Cofril, Juninho Correa, reforçou a parceria com a Santa Casa para a realização do projeto. "Tem pessoas que precisam da nossa ajuda, a gente pode ajudar e com isso toda a sociedade sai ganhando".

Capacitação

A diretora do presídio feminino de Cachoeiro, Leida Ayres, informou que o projeto Cuidar de Vidas é uma oportunidade para as detentas mudarem de vida.

"Com trabalho e estudo elas tem como se recuperar, se ressocializar e voltar para a sociedade".