Pró-vitae lado a lado com a Santa Casa

O Instituto Sul Capixaba de Atençao a  Saúde – PRó-VITAE, entidade sem fins econa´micos, instituída em 07 de novembro de 2003, teve seu reconhecimento como Organizaçao da Sociedade Civil de Interesse Público ­­­- OSCIP , em 09 de março de 2005, sendo seu deferimento publicado no Diário Oficial da Uniao, aos dias 28 de março de 2005.

Constituída para dar suporte técnico, administrativo, gerencial e formaçao de projetos a diversos programas de atençao a Saúde e ao Idoso, no Sul do Estado do Espírito Santo, em especial o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, entidade que há mais de trinta anos cuida dos idosos no município sede e nos demais distritos de Cachoeiro de Itapemirim, tem como principais características a promoçao de eventos, encontros, seminários, congressos e palestras; o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde pública; a integraçao de atividades com programas oficiais do governo; a formaçao de parcerias com instituições educacionais e com instituições privadas; o fornecimento de treinamentos e capacitaçao de profissionais de apoio a s atividades de saúde; e a promoçao da assistência ao idoso.

Para consecuçao dos seus objetivos, o PRó-VITAE poderá firmar convênios, contratos, termos de parceria, cooperaçao e articular-se pela forma conveniente, com órgaos ou entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras (Artigo 7º do Estatuto Regente).

Iniciando suas atividades em 2004 com a implantaçao do Programa de Urgência e Emergência do Pronto Socorro da Santa Casa Cachoeiro, onde foi possível desenvolver uma proposta viável de auxílio e manutençao do mesmo. Em 2005, o programa é ampliado e começa a traçar um plano de reestruturaçao da Unidade.

O Instituto PRó-VITAE, vem demonstrando sua importância através de convênios celebrados com algumas prefeituras do Sul do Estado. Somente no período entre 2006 e 2007, um montante de R$ 446.298,45 (quatrocentos e quarenta e seis mil, duzentos e noventa e oito reais e quarenta e cinco centavos), correspondendo a quase meio milhao de reais, arrecadados através de celebrações de parcerias públicas e privadas, que vem mostrar sua importância na área da Saúde. Esses valores demonstram a atuaçao do PRó-VITAE que, aos poucos, com o seu trabalho vai informalmente criando um compromisso de responsabilidade social e cívica, entre as diversas cidades do Sul Capixaba, valorizando a consorciaçao em prol da saúde dos menos favorecido, que só tem no SUS – Sistema ašnico de Saúde – a garantida de seu atendimento. Afinal, conforme levantamento realizado pela Santa Casa de Cachoeiro, cerca de 25% (vinte e cinco por cento) dos atendimentos no Pronto Socorro sao oriundos de outros municípios. Deste total, a grande maioria é de municípios vizinhos a Cachoeiro de Itapemirim, como Vargem Alta, Itapemirim, Atílio Vivacqua, Muqui e Presidente Kennedy.

Além dos repasses advindos de alguns dos municípios, o PRó-VITAE também contribuiu com a venda de serviços de saúde para a Secretaria Estadual de Saúde -SESA, com realizaçao de diversos exames como PH METRIA, COLONOSCOPIA, ESAFOGAMOMETRIA E ENDOSCOPIA e em breve também com exame de BIóPSIA DE PRóSTATA.

O projeto da “Usina de Oxigênio”, apresentado a uma organizaçao nacional, para a disponibilizaçao dos recursos (aproximadamente R$ 290.000,00 – duzentos e noventa mil reais), ainda em analise, visa tornar mais eficaz os tratamentos médicos.

Em 2006, assumimos a funçao de coordenar o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, entidade que há mais de 30 anos atende aos idosos do município e da regiao, mas que nunca teve personalidade jurídica própria, sempre mantida pela Santa Casa e por doações. Desde desta época a entidade vem desenvolvendo diversas atividades, dentre elas a elaboraçao de projetos e administraçao de recursos financeiros e materiais, atendendo 65 (sessenta e cinco) idosos dentre eles 80% do município de Cachoeiro de Itapemirim.

As dificuldades sao muitas no que tange a assistência social aos idosos, grande parte dos assistidos nao tem apoio familiar, ficando apenas sob o cuidado dos enfermeiros e assistentes, recebendo raras visitas. Apesar das dificuldades o lar de idosos consegue com o apoio da populaçao, por intermédio de doações, custearem suas despesas básicas e fazer alguns pequenos investimentos na área física.

A expectativa é conseguir ainda este ano, junto a SETADES (Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social) um repasse de R$ 35.000,00 para a manutençao e investimento no Lar dos Idosos Adelson Rebello Moreira, e com a parceria PRó-VITAE e Furnas Centrais Elétricas S/A R$ 28.000,00 destinados a custeios que será também em prol do Lar dos Idosos.

Com todos os atuais problemas encontrados na gestao das políticas públicas de saúde e na escassez de recursos públicos a única forma de superaçao dos hospitais filantrópicos está alicerçada nas parcerias entre as instituições e na luta incessante por novos parceiros e recursos.

Quero encerrar agradecendo as parceiras das prefeituras vizinhas que colaboram para essa justa causa dizendo que cada centavo é revestido para a manutençao do Pronto Socorro da Santa Casa Cachoeiro, essas pequenas contribuições ajudaram a salvar inúmeras vidas e também a modernizar os equipamentos, sendo assim poderemos oferecer com mais segurança e agilidade os atendimentos de “urgência emergência”.

Na tabela, veremos valores referentes ao convênio de “Urgência e Emergência Santa Casa Cachoeiro”.

Repasses a  Santa Casa 2006/2007

REPASSES PARA SANTA CASA