O número de adeptos das atividades físicas tem crescido substancialmente nos últimos anos. Mas é durante o verão que aumenta ainda mais a procura por exercícios para deixar o corpo em forma.
Segundo o médico ortopedista Guilherme Coelho, que atende no Santa Casa Especialidades, existem inúmeros benefícios como redução do peso, ganho de condicionamento físico, melhora dos índices glicêmicos, diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares, melhora da qualidade do sono, entre inúmeros outros.
“Entretanto, a prática em excesso ou de maneira incorreta de atividades físicas pode ocasionar algumas lesões, sejam elas ósseas ou musculares”, alertou.
Segundo o especialista, os locais mais afetados são a coluna cervical e lombar, joelhos e tornozelos.
“Os tipos de lesões que podem ser causadas incluem estiramentos e rupturas musculares, entorses, tendinites, bursite e lesões ligamentares”, destacou.
As lesões podem acontecer por distração, falta de orientação, preparo físico ou até mesmo sobrecarga durante a prática de exercícios.
E quando elas acontecem, a consulta ao médico é fundamental, evitando assim que lesões que não receberam o tratamento correto ou mal curadas evoluam para casos mais sérios, podendo até mesmo levar à cirurgia.
A recomendação para um exercício seguro e evitar tais lesões é procurar um profissional da área de educação física.
“E antes de começar a fazer exercícios físicos, procure um médico ortopedista para saber se você tem algum tipo de impedimento e para receber uma avaliação completa e orientações quanto as atividades mais adequadas para o seu objetivo”, explicou.