Conhecida como uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas até que ocorra uma fratura, a osteoporose é uma patologia comum de surgir na terceira idade, afinal ao longo da vida todas as pessoas apresentam perda óssea.
A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracteriza por perda gradual de massa óssea, que enfraquece os ossos por deterioração da sua microarquitetura tecidual, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Segundo o médico Daniel Estachiote Bastos, que atende no Santa Casa Especialidades, o tratamento efetivo da osteoporose depende da correção de fatores de risco modificáveis para doença e tratar (sempre que possível) as causas secundárias da osteoporose.
Para o especialista, é preciso redobrar a atenção para o risco de queda e também para uma alimentação equilibrada.
“Pacientes com osteoporose devem ser aconselhados a seguir uma dieta balanceada com ingestão apropriada de energia e proteína. Considera-se que a ingestão de quantidades adequadas de cálcio seja importante para uma saúde óssea ideal”.
A Vitamina D, segundo o médico, é necessária para que ocorra absorção satisfatória de cálcio. “Há evidencias de que suplementos de cálcio e vitamina D reduzem o risco de fratura. Entretanto, poucos alimentos contem quantidades substanciais de Vitamina D e níveis necessários não podem ser facilmente alcançados exclusivamente por dietas”.
Estudos demonstram ser interessante para pacientes com osteoporose, a diminuição da ingestão de carnes vermelhas e aumentar ingestão de frango, peixes e ovos.
“Fazer uso diário de legumes e verduras para a melhora do funcionamento do intestino, melhorando assim a absorção de cálcio. Exercícios reduzem o risco de queda e trazem benefícios potenciais em termos de melhora da força muscular, da moral e do bem estar geral”, orientou.