Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, uma doença que atinge cada vez mais mulheres. Mas é possível prevenir?
Segundo o médico oncologista Alex Rua, que atua na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados quando medidas saudáveis são implementadas.
Entre elas, o controle de peso, alimentação saudável e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Mas é preciso também fazer os exames, como a mamografia, que pode detectar a doença em estágio inicial.
“Segundo o Ministério da Saúde, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos. E a sociedade brasileira de mastologia recomenda o exame anualmente a partir dos 40 anos”, explicou.
O especialista afirma ainda que mulheres que possuem familiar com história de câncer de mama antes dos 40 anos necessitam procurar orientação médica específica.
“Além da mamografia é importante o auto exame da mama, que deve ser realizado pelo menos uma vez por mês”, aconselhou.
Mas como identificar o câncer de mama? Além do nódulo, os sintomas podem vir acompanhados de dor, alteração na pele e secreção na mama.
“Desse modo, caso exista algum desses sintomas com esse perfil é necessário avaliação médica”, orienta.