O colesterol é um composto químico gorduroso que integra a membrana das células do organismo, sendo a maior parte produzida no fígado e transportada no sangue por proteínas especiais, que distribui esse colesterol por todas as células do corpo.
A Low Density Lipoproteins (LDL), que significa Lipoproteínas de Baixa Densidade, popularmente conhecida como colesterol ruim é responsável por depositar o excesso de gordura nas paredes das artérias, podendo então provocar placas gordurosas obstruindo os vasos sanguíneos. Já a High Density Lipoproteins (HDL), que traduzindo quer dizer Lipoproteína de Alta Densidade, ou seja, o colesterol bom remove o colesterol ruim da parede das artérias, levando-o de volta ao fígado, consequentemente, tornando-o de menor concentração na corrente sanguínea.
Estudos mostram que doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade. O colesterol elevado aumenta a probabilidade do desenvolvimento destas doenças, assim como a obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, hábitos alimentares, histórico familiar e sedentarismo.
Os alimentos de origem animal são ricos em colesterol. Os vegetais, por sua vez, são pobres. As chamadas dietas ricas em gorduras saturadas ao contrário das insaturadas contribuem para o aumento do colesterol, trazendo assim malefícios a nossa saúde. As gorduras saturadas são principalmente encontradas nos alimentos de origem animal, como carnes bovinas e suínas gordas, bacon, toucinho, linguiça, salame, pele de aves, queijos amarelos, leite/iogurte/coalha integral, manteiga, creme de leite, maionese, chantilly, produtos industrializados (fast foods, hambúrgueres), banha animal.
É possível substituições no dia a dia para reduzir o consumo de gorduras maléficas à saúde através de escolhas saudáveis, opte por carnes magras/ peixe/ frango sem pele – assados, cozidos, grelhados, leite desnatado, iogurte natural desnatado, queijo frescal/ricota, azeite extravirgem, produtos naturais, vegetais folhosos, verduras cozidas no vapor.
Portanto a necessidade de ter hábitos e escolhas alimentares saudáveis é extremamente importante para o nosso corpo, assim como a prática de atividades físicas, favorecendo sempre a nossa saúde e minimizando o risco de doenças cardíacas, como, infartos e derrames.