Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Ganhei uns quilinhos extras no verão, e agora?

Por Letícia Bolzan Cabral

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

6 de fevereiro de 2019

Com o fim das festividades de final de ano e também das férias devemos pensar em mudanças de hábitos alimentares causados pelos excessos dessa época do ano.

É hora de retomar a boa alimentação e exercícios físicos.

O profissional nutricionista poderá te orientar quanto ao seu plano alimentar, levando em consideração as características metabólicas e individuais de cada paciente.

Algumas dicas são muito importantes:

  • Mantenha o corpo hidratado! A hidratação corpórea contribui para desintoxicar o organismo das substâncias nocivas produzidas pela má alimentação. É importante ingerir bastante líquido, como: água, sucos naturais e água de coco;
  • Lembre-se sempre de fracionar as refeições. Não é interessante comer muito e com grandes intervalos. Estabeleça horários para as refeições. Evite beliscar;
  • Dê um tempo no álcool, açúcar, embutidos, alimentos gordurosos e industrializados. Substitua por alimentos naturais;
  • Aumente o consumo de frutas e verduras variadas. Aproveite para comprar os alimentos que estão na safra, com muito mais sabor e por um preço mais acessível.

O mais importante para solucionar todos os exageros cometidos no verão é não buscar dietas da moda e ou medidas altamente restritivas, elas não são sustentáveis por muito tempo, o que deve ser feito é voltar a sua rotina, somando atividade física com uma alimentação equilibrada e saudável que facilmente se mantem em longo prazo e principalmente, funciona, sem agressões à sua saúde física e mental.

Enfim, seu objetivo tem que ser a perda dos “quilinhos extras” de uma forma gradual e constante, com equilíbrio e saúde.