Passeio motociclístico e panfletagem educativa

Na busca de trabalhar a conscientizaçao quanto a  direçao segura e a sensibilizaçao para doaçao fiel de sangue, a Santa Casa Cachoeiro em parceria com a Rádio Diocesana e diversos clubes de motociclistas, realizou no último sábado 24/07 abertura de campanha educativa que busca a reduçao do número de acidentes de trânsito e doaçao de sangue, o evento contou com passeio motociclístico, panfletagem educativa e captaçao de doadores.

A Campanha que se estende até o dia 29/07, será encerrada com Missa em açao de graça pelos motociclistas a partir das 19h na praça Jera´nimo Monteiro. Enquanto isso o Banco de Sangue da Santa Casa vem aumentando consideravelmente o número de doadores voluntários. No primeiro dia de Campanha foram abordadas mais de 2.000 pessoas que receberam diversos materiais educativos além do convite para se tornarem doadores de sangue, aumentando em 100% o número de doações.

Além dos trabalhos a serem desenvolvidos durante a semana de conscientizaçao, a causa ganhou reforço com a adesao de diversas Paróquias da Diocese que estarao distribuindo materiais informativos e divulgando constantemente durante seus eventos religiosos a importância da doaçao de sangue.

“Esperamos receber aproximadamente 300 doações durante todo este período de campanha, para isso contamos com a colaboraçao de toda nossa populaçao”. Afirma a Enfermeira Coordenadora do Serviço de Hemoterapia, Juliana Canzian.

Uma história real

A história do jovem Yves Sisconeto, 21 anos, poderia ser diferente. Ao acordar a s 5:30 da manha para trabalhar, pegou sua motocicleta e desde entao só se lembra de ter retomado a consciência na Unidade de Alta Dependência de Cuidados da Santa Casa Cachoeiro.

Ele faz parte do quadro de vitimas que se envolvem em acidentes de moto e chegam diariamente ao hospital. Internado há mais de 50 dias, Yves passa por processo doloroso de recuperaçao que envolveu a transfusao de 22 bolsas de sangue dos tipos A e O negativo.

De acordo com dados do Setor de Hemoterapia da Santa Casa Cachoeiro, em casos de acidentes automobilísticos ou motociclísticos, o paciente recebe de imediato em torno de 5 bolsas de sangue, podendo chegar a um número de até 18 bolsas no pós-operatório de acordo com a gravidade do procedimento, processo que depende unicamente de voluntários, visto que o sangue ainda nao pode ser substituído por outra substância.

“Acolhemos um grande número de acidentes que envolvem traumas e para iniciarmos uma cirurgia emergencial precisamos de sangue, portanto a doaçao de sangue hoje é o caminho para salvarmos vidas, nao depende unicamente de nossos procedimentos, depende também do envolvimento de nossa populaçao em prol da causa.” Disse Dr. Alberto Soeiro, Ortopedista da Santa Casa.