Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Palestras marcam primeiro dia do Seminário de Fisioterapia na Santa Casa

Começou, nesta sexta-feira (19), o 4º Seminário de Fisioterapia com ênfase em Terapia Intensiva realizado pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. Durante todo o dia, foram realizadas palestras com temas específicos para os profissionais da área.

O evento continua nesse fim de semana, com a realização do Curso de Mobilização Precoce, ministrado pelo professor Ivens Willians Silva Giacomass, um dos mais renomados profissionais do mercado.

A abertura oficial aconteceu pela manhã e reuniu a diretoria e profissionais do hospital. A diretora administrativa Luciane Pedroni destacou que o evento é preparado com muita dedicação pelos nossos colaboradores e que a instituição tem se esforçado para trazer o conhecimento para os profissionais da área.

"A estrutura que a Santa Casa tem hoje oferece condições de ajudar no crescimento das pessoas que participam dos cursos e seminários promovidos pelo hospital".

Já o diretor de Ensino e Pesquisa, Raphael Luzorio, reforçou a importância do evento e garantiu que é um seminário que tem conquistado ótimos resultados, tanto que já está em sua quarta edição.

"Promover eventos de educação permanente é um estímulo para que possamos oferecer cada dia mais uma assistência de qualidade aos nossos pacientes, que são o foco do nosso trabalho", destacou.

Palestras

A coordenadora do setor de Fisioterapia da Santa Casa, Vanessa Pícoli, explicou que os assuntos abordados no seminário foram baseados em temas atuais e bem relevantes para o exercício da profissão.

"Acho importante discutir esses temas para que os nossos pacientes, principalmente por sermos uma referência em trauma, possam ser tratados da melhor forma possível".

Pela manhã, foram realizadas as palestras Como Garantir uma ventilação segura e protetora em ARDS, Monitorização e Manejo em Pacientes com ARDS, Distúrbio Eletrolítico e Ventilação Mecânica e Marcadores de Perfusão Tecidual e Manejo da Ventilação Mecânica. Em seguida houve momento destinado aos estudos de casos.

Após o almoço, aconteceu outras palestras com o tema Identificando e Corrigindo as Assincronias Paciente – Ventilador, Mecânica Ventilatória na Curva PV, Mobilização Precoce em Pacientes Críticos e Instrumentos de Avaliação Funcional na UTI.

Além dessas, houve debates sobre a Fisiologia do Exercício: Papel da Fisioterapia na Fraqueza Muscular em Pacientes Críticos, Treinamento muscular inspiratório em pacientes ventilados mecanicamente, Como Prescrever e Desafios dos Cuidados Paliativos na UTI.

O primeiro dia do seminário foi encerrado com o tema Qual Papel dos Preditores no desmame de Ventilação Mecânica.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval