Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (11), uma palestra para os funcionários da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro sobre a conscientização do HIV com o tema: Ajude a combater a Aids aprendendo mais sobre o tema. A infectologista Natália Luzório foi a responsável por conduzir a atividade.
Durante o encontro, a médica explicou a importância de se fazer o teste, já que atualmente 135 mil brasileiros convivem com o vírus sem saber que tem.
Pelo dados apresentados, dos 900 mil casos registrados no país, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem mais o vírus por terem atingido a carga viral indetectável.
E quanto mais cedo descobrir, mais as chances dos medicamentos trazerem resultados. E a especialista chamou atenção ainda para a necessidade de fazer o tratamento correto.
"Começou a fazer, não pode parar. Porque hoje o remédio tem pouco efeito colateral e é bem mais simplificado, mas hoje tem paciente que pode tomar até 15 comprimido por dia porque não tomou direito no início", explicou.
Conscientização
A gerente do setor de Recursos Humanos, Eliane Conterini, explicou que o hospital está realizando diversas ações como essas para garantir mais informação para os colaboradores. Outras palestras também já foram realizadas sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul para alertá-los sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.
"O objetivo dessas ações é oferecer maior qualidade de vida para os nossos funcionários", explicou.