Pacientes vao esperar menos tempo para fazer cirurgias ortopédicas

O Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (18), um repasse de recursos para a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro no valor de R$ 21 milhões até abril de 2019. O valor vai permitir a ampliação da oferta de internação de Média e Alta Complexidade (MAC). O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung nesta quinta-feira na sede da Secretaria de Saúde (Sesa), em Vitória.

Além disso, a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim passará a ofertar órteses, próteses e materiais especiais (OPME) utilizados em cirurgias complexas traumato-ortopédicas.

O termo amplia em R$ 1,4 milhão sobre o valor do convênio atual que terminaria em dezembro deste ano e estende até abril de 2019 o contrato referente à contratação de novos serviços para o hospital, o que representa um montante a mais de R$ 19,5 milhões.

O superintendente da instituição, Pe. Evaldo Ferreira, explicou que isso vai evitar que os pacientes sejam transferidos para a Grande Vitória para realização de cirurgias  ortopédicas complexas, que necessitam de placas bloqueadas e fiquem menos tempo esperando para a realização do procedimento.

"A partir de agora, a Santa Casa vai ter recurso para atender o paciente no próprio hospital, reduzindo o sofrimento da espera e a transferência para a Grande Vitória. Essa conquista é algo inédito para nós e para a população do Sul do Estado que depende do atendimento do SUS", destacou.

Internação

O repasse  vai ampliar a oferta de internação de média e alta complexidade, passando de 896 internações por mês para 927, um aumento de 31 internações. Aumentará, ainda, a oferta de exames e atendimentos de urgência de 23.222 para 26.763.

Exames de colonoscopia e endoscopia também passarão a ser realizados pelo SUS, atendendo uma necessidade da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI).