Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Pacientes revelam como vivem após receber novo órgao

No mês que sedia a campanha “Setembro Verde” de incentivo a doação de órgãos é primordial entender a importância desse gesto. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), a presença de três transplantados que relataram um pouco de suas vidas após receber o transplante.

Gustavo Mesini, Daniela Alves e Carlos Eduardo Riedel eram pacientes do setor de hemodiálise da Santa Casa, conseguiram o transplante de rim e voltaram ao hospital para narrar seus depoimentos pós-cirurgia.

“É preciso que as pessoas tenham consciência da importância do que é doar um órgão. Hoje, depois da doação eu estou muito bem” pontuou Gustavo.

Daniela Alves falou sobre a importância da realização de campanhas de incentivo e conscientização sobre a doação de órgãos e que estava feliz em participar do evento. “Eu gostaria de participar sempre para divulgar mais a causa.”

Já Carlos Eduardo declarou que considera relevante que um hospital do sul do estado passe a realizar transplantes.

Os depoimentos aconteceram durante o evento “I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos” realizado através de uma parceria da Santa Casa com os hospitais: Evangélico, Unimed e Infantil e faz parte da programação da campanha do “Setembro Verde”. O encontro reuniu diversos colaboradores dos hospitais, além de outros profissionais e estudantes da área da saúde.

O início do fórum foi marcado pela reunião da mesa de honra composta por Paulo Adame, diretor financeiro da Santa Casa, representando a direção do hospital. Maria Machado, coordenadora da Central Estadual de Transplantes; o Dr. Rafael Salgado, coordenador da UTI do hospital Santa Casa; e pelas coordenadoras do CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) de cada um dos hospitais.

As palestras abordaram os temas: Legislação no Processo de Doação, Panorama de transplantes no Estado, Entrevista Familiar e Conflitos Éticos e O Teste de Apneia No Diagnóstico de Morte Encefálica.

Dentro da programação da campanha também está a “Caminhada Verde” que acontece no dia 28 de setembro e é aberta a toda população. O objetivo da caminhada é sensibilizar as pessoas para que conversem com as famílias sobre a doação de órgãos. A concentração será na Praça Jerônimo Monteiro às 08h30 da manhã, e sai para percorrer o centro da cidade e, ao fim, volta para a Praça. Todos estão convidados a participar.

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho