Pacientes revelam como vivem após receber novo órgao

No mês que sedia a campanha “Setembro Verde” de incentivo a doação de órgãos é primordial entender a importância desse gesto. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), a presença de três transplantados que relataram um pouco de suas vidas após receber o transplante.

Gustavo Mesini, Daniela Alves e Carlos Eduardo Riedel eram pacientes do setor de hemodiálise da Santa Casa, conseguiram o transplante de rim e voltaram ao hospital para narrar seus depoimentos pós-cirurgia.

“É preciso que as pessoas tenham consciência da importância do que é doar um órgão. Hoje, depois da doação eu estou muito bem” pontuou Gustavo.

Daniela Alves falou sobre a importância da realização de campanhas de incentivo e conscientização sobre a doação de órgãos e que estava feliz em participar do evento. “Eu gostaria de participar sempre para divulgar mais a causa.”

Já Carlos Eduardo declarou que considera relevante que um hospital do sul do estado passe a realizar transplantes.

Os depoimentos aconteceram durante o evento “I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos” realizado através de uma parceria da Santa Casa com os hospitais: Evangélico, Unimed e Infantil e faz parte da programação da campanha do “Setembro Verde”. O encontro reuniu diversos colaboradores dos hospitais, além de outros profissionais e estudantes da área da saúde.

O início do fórum foi marcado pela reunião da mesa de honra composta por Paulo Adame, diretor financeiro da Santa Casa, representando a direção do hospital. Maria Machado, coordenadora da Central Estadual de Transplantes; o Dr. Rafael Salgado, coordenador da UTI do hospital Santa Casa; e pelas coordenadoras do CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) de cada um dos hospitais.

As palestras abordaram os temas: Legislação no Processo de Doação, Panorama de transplantes no Estado, Entrevista Familiar e Conflitos Éticos e O Teste de Apneia No Diagnóstico de Morte Encefálica.

Dentro da programação da campanha também está a “Caminhada Verde” que acontece no dia 28 de setembro e é aberta a toda população. O objetivo da caminhada é sensibilizar as pessoas para que conversem com as famílias sobre a doação de órgãos. A concentração será na Praça Jerônimo Monteiro às 08h30 da manhã, e sai para percorrer o centro da cidade e, ao fim, volta para a Praça. Todos estão convidados a participar.