Números revelam Importância da Santa Casa durante sessao da Assembleia Legislativa

Membros da diretoria da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro participaram, na manhã desta terça-feira (16), de uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na pauta do encontro, números que comprovam a importância do hospital para a população e a situação financeira da instituição.

De acordo com dados apresentados pela superintendente da Santa Casa, Marinete Tibério, o hospital possui atualmente 210 leitos, sendo 180 exclusivos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

No ano passado, a instituição realizou quase 10 mil cirurgias, 18 mil consultas médicas, 57 mil atendimentos no pronto-socorro.

Marinete frisou que a maior parte do atendimento é para a rede pública de saúde. “Até antes da pandemia, o SUS representava 74% do nosso atendimento. Hoje, estamos atendendo 88% de SUS e apenas 12% para convênio e particular. Essa mudança aconteceu em função da abertura de um outro hospital. E isso gerou também um impacto para a instituição porque sabemos que a tabela de repasse do SUS está defasada há muitos anos. Com isso, nossa receita não consegue cobrir nossas despesas. Ao longo dos anos essa bola de neve só cresce”, disse a gestora.

A superintendente garantiu também que outro fator que reduziu as receitas dos atendimentos particulares foi o aumento do número de desemprego, já que muitos acabaram ficando também sem o plano de saúde da empresa.

O deputado Doutor Hércules (MDB), presidente do colegiado, falou sobre sua vivência pessoal no hospital e pediu uma nova reunião com a participação do Deputado Ferraço e outros deputados da região.

“Entrei na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim com 21 anos, lavando o chão do hospital, e saí da Santa Casa como médico. Um pedaço da minha vida foi nesse hospital. Fico muito triste de ver a instituição nessa situação delicada. Precisamos unir força para ajudar a manter esse trabalho tão importante. Vamos seguir com essa mobilização”, disse Doutor Hércules.

Também participaram da reunião o vice-presidente da instituição, Dimas Magnago, e os conselheiros Valdecyr Roberte Viguini e José Amarildo Permanhani.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro