Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Números revelam Importância da Santa Casa durante sessao da Assembleia Legislativa

Membros da diretoria da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro participaram, na manhã desta terça-feira (16), de uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na pauta do encontro, números que comprovam a importância do hospital para a população e a situação financeira da instituição.

De acordo com dados apresentados pela superintendente da Santa Casa, Marinete Tibério, o hospital possui atualmente 210 leitos, sendo 180 exclusivos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

No ano passado, a instituição realizou quase 10 mil cirurgias, 18 mil consultas médicas, 57 mil atendimentos no pronto-socorro.

Marinete frisou que a maior parte do atendimento é para a rede pública de saúde. “Até antes da pandemia, o SUS representava 74% do nosso atendimento. Hoje, estamos atendendo 88% de SUS e apenas 12% para convênio e particular. Essa mudança aconteceu em função da abertura de um outro hospital. E isso gerou também um impacto para a instituição porque sabemos que a tabela de repasse do SUS está defasada há muitos anos. Com isso, nossa receita não consegue cobrir nossas despesas. Ao longo dos anos essa bola de neve só cresce”, disse a gestora.

A superintendente garantiu também que outro fator que reduziu as receitas dos atendimentos particulares foi o aumento do número de desemprego, já que muitos acabaram ficando também sem o plano de saúde da empresa.

O deputado Doutor Hércules (MDB), presidente do colegiado, falou sobre sua vivência pessoal no hospital e pediu uma nova reunião com a participação do Deputado Ferraço e outros deputados da região.

“Entrei na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim com 21 anos, lavando o chão do hospital, e saí da Santa Casa como médico. Um pedaço da minha vida foi nesse hospital. Fico muito triste de ver a instituição nessa situação delicada. Precisamos unir força para ajudar a manter esse trabalho tão importante. Vamos seguir com essa mobilização”, disse Doutor Hércules.

Também participaram da reunião o vice-presidente da instituição, Dimas Magnago, e os conselheiros Valdecyr Roberte Viguini e José Amarildo Permanhani.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro