Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Novembro Azul: conheça os sintomas do câncer de próstata e saiba como preveni-lo

Embora a fase inicial do câncer de próstata seja na maioria dos casos assintomática, alguns sinais podem ajudar os homens a perceberem que é hora de procurar um médico.

O tema está em evidência durante o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. Mas especialistas são unânimes em afirmar que os cuidados devem ser redobrados durante todo o ano.

O coordenador do Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Marcos Kaddoum, explica que homens acima de 50 anos devem fazer o exame regularmente, a exceção são aqueles que tenham parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata e homens negros.

"Estes devem começar o rastreio aos 45 anos. É importante começar a investigação na faixa recomendada, já que pacientes na fase inicial a chance de cura chega até 95%”, explicou.

O especialista esclarece que quando começa a aparecer os possíveis sintomas é que a doença pode estar em uma fase já avançada.

“O homem acha que não está sentindo nada e não vai ao médico. Mas é quando não está sentindo nada mesmo que é hora de procurar um urologista”, reforçou.

Os principais sintomas são dificuldades para urinar, redução do jato de urina, sangramento e sensação de pouco esvaziamento da bexiga.

“É importante ressaltar que esses sintomas são comuns também nos homens na medida em que vão envelhecendo e relacionados ao crescimento natural da próstata. Por isso não se deve esperar aparecer os sinais, o que pode ser pior, sendo ou não o câncer”.

Prevenção

Não existem medidas específicas que levam a prevenção da doença, mas os médicos recomendam que levar uma vida saudável e evitar o sedentarismo contribuem para reduzir os riscos.

“A obesidade e o tabagismo, por exemplo, podem aumentar a incidência do câncer. O aumento não é muito significativo, mas ter uma alimentação balanceada, com menor consumo de carne vermelha, também pode ajudar na prevenção”, destacou.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro