Novas Tecnologias que fazem a diferença nos tratamentos em saúde

Central de Monitoramento de leitos

A Santa Casa Cachoeiro passou a contar com uma tecnologia de ponta para o acompanhamento dos pacientes que se encontram internados na Unidade de Tratamento Intensivo. No ano passado foi implantada a Central de Monitoramento de leitos, que permite aos profissionais da saúde visualizar a  distância o comportamento dos parâmetros fisiológicos dos pacientes e melhor gerenciá-los.

Na Central de Monitoramento, o profissional visualiza o que acontece com todos os pacientes simultaneamente podendo obter zoom da imagem selecionada, congelar a imagem em tempo real, enxergando outros vários parâmetros no mesmo monitor, subdivididos na mesma tela. O médico pode, ainda, configurar o alarme e todos os sinais a  distância e imprimir as variações de saúde de cada paciente. Com isso sao analisados todos os parâmetros e variações dos sinais vitais de cada paciente.

a‰ muito comum num tratamento emergencial apenas um profissional atuando para cada paciente. Neste novo sistema, a equipe médica faz monitoramento conjunto e se reúne permanentemente para a decisao de cada paciente internado em estado grave.

Com a Central a Santa Casa Cachoeiro, tornou-se a primeira instituiçao hospitalar do Estado do Espírito Santo a possuir completo suporte de monitoramento para atendimentos de Urgência e Emergência, visto que a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, passou a ser monitorada em um mesmo sistema integrado que intensifica e aprimora os cuidados.

Para implantaçao do sistema de monitoramento o hospital investiu na aquisiçao padrao de novos e modernos Monitores Multiparamétricos de beira-leito que atende tanto para transporte quanto para o monitoramento completo e ventiladores pulmonares.

Diagnósticos online

A Santa Casa Cachoeiro faz parte do primeiro grupo de hospitais do Estado a implantar um moderno sistema informatizado de gestao hospitalar – MV 2000i, que administra as informações geradas em todos os setores do hospital, inclusive com um módulo exclusivo de prontuário eletra´nico do paciente.

O grande destaque do novo programa está na possibilidade de por meio de softwares específicos, capturar, armazenar e distribuir imagens de raios-x, tomografias, ultrassons, ressonâncias magnéticas e ecocardiogramas gerando uma reduçao de custos com filmes e permitindo um diagnóstico rápido e preciso de qualquer área do hospital, esta novidade foi possível graças aos equipamentos de imagem antes adquiridos pelo hospital, sendo um procedimento exclusivo a ser oferecido na Santa Casa Cachoeiro.

Outra vantagem na implantaçao do novo sistema é que as prescrições sao feitas pelo médico nas enfermarias e automaticamente a farmácia central recebe, agilizando e automatizando todo o processo, integrando a equipe médica, enfermagem e farmácia e possibilitando maior controle de estoque por meio de código de barras, o que reduz os custos com medicamentos.