Nova gripe – Tire suas dúvidas

A gripe suína é uma doença causada pelo vírus influenza A, seu subtipo mais comum é conhecido como H1N1. A contaminaçao inicial se deu através de uma mutaçao que possibilitou que o vírus contaminasse pessoas em contato com porcos infectados. a‰ importante ressaltar que a transmissao nao ocorre através do consumo da carne de porco, já que as temperaturas de cozimento da carne sao fatais para o vírus.

Principais perguntas

Em quais situações o uso da máscara é indicado?
Apenas ao chegar perto de um paciente com gripe, sendo que “perto” significa menos de 1m de distância. Em ambiente aglomerado, ainda nao temos uma epidemia tao intensa que indique a necessidade de máscara. Portanto, apenas ao chegar a menos de 1m da pessoa gripada. Vale lembrar que a máscara deve cobrir o nariz e a boca. Ao ser retirada, deve-se lavar as maos.

Quem já pegou a gripe suína e se curou fica imune?
Neste momento, fica imune ao vírus da gripe suína, porém, nao sabemos ainda se o vírus circulará muito tempo e se retornará no ano que vem com mutaçao que faça as pessoas se tornarem novamente susceptíveis. A mutaçao nao significa que o torna mais agressivo. a‰ muito raro isso acontecer.

a‰ perigoso comer carne de porco?
Nao há qualquer relaçao.

Até que ponto o álcool em gel protege?
alcool em gel com concentraçao de álcool de até 70% é tao eficaz quanto lavar as maos com sabonete. Portanto, o álcool em gel 70% substitui a lavagem das maos. Nesse caso, é aplicado nas maos e o ideal é esfregá-las até secar. Esse processo deve durar cerca de 20 a 30 segundos.

O isolamento do paciente doente funciona?
Funciona muito para conter a epidemia em casa. O gripado deve ficar em um quarto específico para ele na casa, com janelas e portas abertas para ventilar o ambiente. Os objetos pessoais devem ser apenas do paciente doente. Deve-se tossir e espirrar em um lenço descartável e lavar as maos logo em seguida. O quarto deve ser limpo regularmente.

Uma gripe normal pode se transformar em gripe suína?
Nao. Sao dois vírus influenza geneticamente .

Stefan Cunha Ujvari

Infectologista

Autor do livro A história da humanidade contada pelos vírus.

Texto: disponível pela Web

Apresentamos ainda neste espaço material informativo sobre as dúvidas mais frequentes referentes ao vírus de Influenza A H1N1 mundialmente conhecido como gripe suína.