Na Santa Casa pilhas e baterias tem destino certo

Muitas pilhas e baterias utilizadas em equipamentos eletra´nicos contêm metais pesados e produtos químicos que, se liberados na natureza, fazem um mal tremendo a  vida, causando desde enfraquecimento ósseo até perda de olfato, visao e audiçao.

Uma pilha comum contém pelo menos três metais pesados: zinco, chumbo e manganês. A pilha alcalina contém ainda o mercúrio. Além dos metais pesados, as pilhas e baterias possuem ainda elementos químicos perigosos, como o cádmio, cloreto de ama´nia e negro de acetileno. Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos a s pessoas e animais.

Como iniciativa do setor de almoxarifado e de encontro ao programa de responsabilidade ambiental adotado pela instituiçao, todas as pilhas e baterias utilizadas pela Santa Casa Cachoeiro, agora tem local adequado para sua disposiçao, evitando que os resíduos tóxicos representem risco ao meio ambiente e a  saúde publica.

“Com o programa, queremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinaçao correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas inadequadamente no meio ambiente”, argumentou Dan Bolzan um dos responsáveis pelo programa.

Além da reciclagem de pilhas e baterias, as ações de responsabilidade ambiental da Santa Casa Cachoeiro também contempla projetos para reciclagem de papel, plástico e óleo vegetal, trabalha o consumo consciente de energia elétrica e papel, além de contar com açao ecológica de conscientizaçao ambiental junto aos colaboradores e comunidade local.

Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias

. Colocar pilhas na geladeira nao aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
. Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
. Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
. Nao misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.
. Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
. Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
. Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
. Nao exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou a  umidade. Elas podem vazar ou explodir.
. Pelas mesmas razões, nao as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.
. Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e nao deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças.
.Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas nao removíveis.
. Compre sempre produtos originais. Nao use pilhas e baterias piratas.

(Texto extraído da Revista Meio Ambiente)