Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Mostra a “Santa Causa com Humor” agora em livro

 

Para comemorar os 110 anos da Santa Casa Cachoeiro e os 30 anos do Centro de Estudos Dr. Edson Rebello Moreira no ano passado, o cartunista Ricardo Ferraz usou sua arte para contar um pouco da história desta que é a entidade filantrópica mais antiga da cidade. A mostra de cartuns “a€ Santa Causa com Humor”, que relata de forma leve e descontraída o dia-a-dia de médicos, pacientes e profissionais da saúde que atuam no hospital, foi contemplada pela Lei Rubem Braga, por meio de projeto idealizado pelo Instituto Pró-Vitae com organizaçao do Centro de Estudos da Santa Casa.




No ano passado a Exposiçao esteve no Espaço Belas Artes, na Bienal Rubem Braga, no Shopping Sul e em inúmeros eventos e campanhas da entidade, sendo visitada por aproximadamente 2.000 pessoas.




Atento a s principais necessidades das centenas de pessoas que passam diariamente pelo hospital, bem como o comportamento delas, Ricardo Ferraz procurou focar um pouco de tudo, desde o trabalho de prevençao de acidentes e doenças, doaçao de sangue e órgaos, controle da infecçao hospitalar e as referências da instituiçao no sul do Estado.         


A deficiência física, mote principal dos trabalhos de Ricardo, também foi abordada na Exposiçao. “Esse é um assunto que também nao poderia faltar já que a inclusao social dos deficientes físicos faz parte da minha história e da Santa Casa”. Explicou Ricardo, em entrevista sobre a Exposiçao.




O livro que contará com aproximadamente 40 cartuns, será distribuído junto a escolas da rede municipal, tendo como objetivo a formaçao de crianças e adolescentes para causas sociais como a doaçao de sangue e órgaos e também para a importância histórica da Santa Casa Cachoeiro.




Ricardo Ferraz




O artista teve sua arte reconhecida mundialmente ao retratar com humor a realidade das pessoas com deficiência, as barreiras físicas e humanas e o preconceito. Graças a sua determinaçao, seus cartuns atravessaram fronteiras e atualmente sao utilizados pela ONU (Organizaçao das Nações Unidas) no mundo inteiro. Venceu quatro dos sete concursos de vinhetas da Rede Globo e foi destaque em uma revista francesa em matéria de capa, entre 20 personalidades de vários países, como exemplo de superaçao. Em Cachoeiro, Ricardo Ferraz desenvolve projetos sociais, ensina a arte do desenho para crianças e adolescentes de risco social. A parceria do artista com a Santa Casa existe há alguns anos, através do Centro de Estudos do hospital que desenvolve as principais ações sociais da entidade.



Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes