Para comemorar os 110 anos da Santa Casa Cachoeiro e os 30 anos do Centro de Estudos Dr. Edson Rebello Moreira no ano passado, o cartunista Ricardo Ferraz usou sua arte para contar um pouco da história desta que é a entidade filantrópica mais antiga da cidade. A mostra de cartuns âa Santa Causa com Humorâ, que relata de forma leve e descontraída o dia-a-dia de médicos, pacientes e profissionais da saúde que atuam no hospital, foi contemplada pela Lei Rubem Braga, por meio de projeto idealizado pelo Instituto Pró-Vitae com organizaçao do Centro de Estudos da Santa Casa.
No ano passado a Exposiçao esteve no Espaço Belas Artes, na Bienal Rubem Braga, no Shopping Sul e em inúmeros eventos e campanhas da entidade, sendo visitada por aproximadamente 2.000 pessoas.
Atento a s principais necessidades das centenas de pessoas que passam diariamente pelo hospital, bem como o comportamento delas, Ricardo Ferraz procurou focar um pouco de tudo, desde o trabalho de prevençao de acidentes e doenças, doaçao de sangue e órgaos, controle da infecçao hospitalar e as referências da instituiçao no sul do Estado.
A deficiência física, mote principal dos trabalhos de Ricardo, também foi abordada na Exposiçao. âEsse é um assunto que também nao poderia faltar já que a inclusao social dos deficientes físicos faz parte da minha história e da Santa Casaâ. Explicou Ricardo, em entrevista sobre a Exposiçao.
O livro que contará com aproximadamente 40 cartuns, será distribuído junto a escolas da rede municipal, tendo como objetivo a formaçao de crianças e adolescentes para causas sociais como a doaçao de sangue e órgaos e também para a importância histórica da Santa Casa Cachoeiro.
Ricardo Ferraz
O artista teve sua arte reconhecida mundialmente ao retratar com humor a realidade das pessoas com deficiência, as barreiras físicas e humanas e o preconceito. Graças a sua determinaçao, seus cartuns atravessaram fronteiras e atualmente sao utilizados pela ONU (Organizaçao das Nações Unidas) no mundo inteiro. Venceu quatro dos sete concursos de vinhetas da Rede Globo e foi destaque em uma revista francesa em matéria de capa, entre 20 personalidades de vários países, como exemplo de superaçao. Em Cachoeiro, Ricardo Ferraz desenvolve projetos sociais, ensina a arte do desenho para crianças e adolescentes de risco social. A parceria do artista com a Santa Casa existe há alguns anos, através do Centro de Estudos do hospital que desenvolve as principais ações sociais da entidade.